Após a proclamação da República, em 1910, o Palácio das Necessidades ficou vazio até ser ocupado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros que, vindo do Terreiro do Paço, ali se instalou por volta de 1926. Em maio de 1952 o Ministério passou a ocupar também o edifício do antigo convento, que até aí fora Quartel General de Lisboa, bem como Quartel da Guarda Republicana, tendo as obras de adaptação do antigo convento a sede do Ministério ficado sob a orientação do Arquiteto Raúl Lino.

Com efeito, na zona da antiga residência real estão, atualmente, instalados os Serviços do Protocolo de Estado, nas dependências seguintes: Sala Azul ou de Despacho, Sala do Trono, Sala do Renascimento e Sala Persa (antiga Sala de Estar da rainha D. Amélia e, inicialmente, Gabinete do Ministro dos Negócios Estrangeiros), usufruindo, para as funções inerentes à representação do Estado, da solenidade da Sala de Banquetes e, ainda, da antiga Sala de jantar de D. Maria II.

À medida que vamos deixando para trás o Palácio e acedendo ao antigo Convento, podemos constatar que as maiores alterações no edifício foram realizadas, precisamente, nesta zona, onde está situada a maioria dos Serviços da Secretaria de Estado.

Ao nível do segundo piso, dada a existência de um outro piso térreo, anexo à entrada pelo Largo do Rilvas, destaca-se a antiga cozinha do Convento, com a sua riqueza de azulejaria, assim como o claustro interior que ilumina de forma harmoniosa o edifício. Ao nível do terceiro piso, acedendo pela escadaria nobre da mesma entrada, situam-se, hoje, o Gabinete Ministerial, bem como duas das Secretarias de Estado dependentes deste Ministério. No quarto andar, ou último piso, centralizam-se os Serviços Administrativos.

A forte presença da História, ao longo dos séculos, está patente neste monumento de inegável valor para Portugal, consubstanciando-se o Palácio das Necessidades numa referência única para as funções de representação externa inerentes ao Ministério dos Negócios Estrangeiros.

 ministério

Antigos aposentos de serviço, atualmente Departamento de Assuntos Jurídicos

 

  • Partilhe