Plataforma de Interoperabilidade e Comunicação do MNE
Descrição:
PICMNE - Plataforma de Interoperabilidade e Comunicação do MNE
Programa Operacional de Competitividade e Internacionalização – Capacitação dos Serviços da Administração Pública
Principais Números:
Beneficiar mais de 11 milhões de portugueses em todo o mundo. Realizar um investimento total de mais de 4 milhões de euros para a modernização na área das TIC.
Local:
Lisboa e Porto, Portugal
Contactos:
Tel. (+351) 213 946 427
E-mail: umc@mne.pt
A operação PICMNE visa uma intervenção profunda em áreas informáticas distintas do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), com vista à criação de uma única plataforma agregadora.
Eixo 1 - MNE Digital: Gestão Integrada da Presença do MNE na Web
Pretende-se reformular a presença do MNE na internet, com a criação de portais que, cumprindo as normas estabelecidas no RNID, integrem os portais existentes e constituam a interface de comunicação entre o MNE, o cidadão, as organizações públicas/privadas, nacionais e internacionais, através da disponibilização integrada de serviços.
Eixo 2 - e-SIGA: Sistema Integrado de Gestão de Atendimento
Pretende-se desenvolver um novo sistema de informação, o Sistema de Gestão Consular (e-SGC), que permita à rede consular ultrapassar as limitações existentes e responder aos requisitos operacionais prementes e emergentes dos novos desafios que hoje se colocam.
Eixo 3 - CISI: Capacitação Institucional para a Segurança da Informação
Esta iniciativa ambiciona permitir investir não só na melhoria da segurança da infraestrutura de comunicações, comum e transversal, como torná-la capaz de oferecer um elevado nível de desempenho e disponibilidade/resiliência, preparando o MNE para os desafios que se exigem da plataforma informática a criar e, em particular, da sua interligação com a plataforma de interoperabilidade e serviços da Administração Pública.
Eixo 4 - I-2020: Infraestruturas de Voz e Comunicações no Horizonte 2020
O MNE pretende modernizar a sua infraestrutura de voz, baseada em tecnologia analógica, bem como assegura a interligação entre os vários serviços internos e externos (embaixadas, missões, consulado), realizando uma aposta em tecnologia moderna baseada em Voz IP (VoIP).