Reino da Suécia   

Grecia

Capital: Estocolmo

Língua Oficial: Sueco

População: 10 449 381 (novembro 2021, Instituto Sueco de Estatísticas)

Modo de governo: Monarquia Constitucional; Democracia Parlamentar Unitária

 

Relações Bilaterais

As relações bilaterais entre Portugal e a Suécia atravessam um período particularmente positivo, tendo sido celebrado em 2021 o 380º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países. Em 2021, registou-se um elevado dinamismo de contactos e visitas, podendo-se destacar as deslocações de S.Exa. o Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros a Estocolmo e Malmö, em outubro, de S.Exa. o Ministro da Defesa Nacional a Estocolmo, em setembro e, ainda, no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia, a participação do Primeiro-ministro sueco na Cimeira Social do Porto, em maio.  No seio da UE, sinaliza-se uma convergência de posições alargada, nomeadamente quanto à ambição ambiental, à dimensão social e à promoção do comércio livre. No quadro bilateral, tem-se procurado reforçar diversas áreas, entre as quais a cooperação no âmbito da defesa, na dimensão parlamentar, na promoção da inovação e na promoção da língua portuguesa.

Data de reconhecimento do país: 

A Suécia reconhece “de jure” a República Portuguesa a 13 de setembro de 1911

Data do estabelecimento de relações diplomáticas: No âmbito da diplomacia da Restauração, Portugal enviou em 1641 uma embaixada aos países escandinavos. A embaixada liderada por Francisco de Sousa Coutinho chegou à Suécia em maio de 1641 e, em 29 de julho desse ano, firmou-se um tratado de amizade, liberdade de navegação, comércio e culto religioso para os súbditos de cada uma das coroas no território da outra.

Desde essa data, Portugal e a Suécia mantiveram continuamente relações diplomáticas e representantes em cada uma das capitais.

Primeira Enviatura: Em 1641, António Moniz de Carvalho, Encarregado de Negócios, foi o primeiro representante português junto da Corte de Estocolmo; a partir de 1643 assume funções o Embaixador Rodrigo Botelho.

Representação diplomática de Portugal na Suécia: Embaixada de Portugal em Estocolmo. A Embaixadora Sara Feronha Martins apresentou credenciais em 9 de setembro de 2020, como Embaixadora de Portugal em Estocolmo.

Consulados Honorários de Portugal na Suécia: 1 – Gotemburgo

Maria Källsson desempenha as funções de Cônsul Honorária de Portugal em Gotemburgo

 

Inscrições consulares (2021) 1 138
Nº titulares CC com morada na Suécia 3 079
Vistos emitidos no posto (2021) 26
Presenças consulares (2021) 1
Nacionais detidos 0
Associações de portugueses 8
Apoios financeiros concedidos às associações (2021) €7 500,00                                                                                       

 

Representação diplomática da Suécia em Portugal: Embaixada da Suécia em Lisboa. A Embaixadora Helena Pilsas apresentou credenciais a 16 de novembro de 2017, como Embaixadora da Suécia em Lisboa. A Suécia dispõe de Consulados Honorários nas cidades de Funchal, Ponta Delgada, Porto e Tavira.

 

Comunidade da Suécia em Portugal A comunidade sueca residente em Portugal é composta por 5181 pessoas

 

Acordos bilaterais:

 

Visitas de Estado e oficiais

  • Entre 14 e 16 de março de 1986, o Presidente da República Portuguesa, Mário Soares, realizou uma Deslocação a Estocolmo, na Suécia, por ocasião das exéquias do Sr. Olof Palme.
  • Entre 29 de setembro e 5 de outubro de 1986, os Reis da Suécia, o Rei Carl XVI Gustaf e a Rainha Sílvia da Suécia, realizaram uma Visita Oficial a Portugal.
  • Entre 7 e 9 de março de 1990, o Primeiro-ministro sueco Ingvar Carlsson realizou uma deslocação oficial a Portugal.
  • Entre 9 e 12 de outubro de 1990, o Presidente da República Portuguesa, Mário Soares, realizou uma Visita de Estado à Suécia.
  • Entre 5 e 7 de março de 1992, o Primeiro-Ministro da Suécia, Carl Bildt, realizou uma Deslocação a Portugal.
  • A 2 de junho de 1998, os Reis da Suécia, o Rei Carl XVI Gustaf e a Rainha Sílvia da Suécia realizaram uma Visita Oficial a Portugal.
  • Entre 9 e 11 de dezembro de 1998, o Presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio, realizou uma visita oficial a Estocolmo, na Suécia, por ocasião da Entrega do Prémio Nobel da Literatura a José Saramago.
  • A 15 de maio de 2007, o Presidente do Parlamento da Suécia, Per Westerberg, realizou uma deslocação a Portugal, sendo recebido em Audiência pelo Presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, no Palácio de Belém.
  • A 5 e 6 de maio de 2008, os reis da Suécia, o Rei Carl XVI Gustaf e a Rainha Sílvia da Suécia, realizaram uma Visita de Estado a Portugal.
  • Entre 27 e 28 de março de 2013, o Primeiro Ministro sueco, Fredrik Reinfeldt, realizou uma visita a Portugal.
  • Em outubro de 2013, o Presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, realizou uma Visita de Estado à Suécia.
  • A 5 de junho de 2015, a Princesa Victoria da Suécia realizou uma Visita Oficial a Portugal, sendo recebida em Audiência pelo Presidente da República Portuguesa Aníbal Cavaco Silva, no Palácio de Belém.
  • A 3 de outubro de 2016, o Primeiro-Ministro português, António Costa, deslocou-se a Estocolmo, onde manteve uma reunião com o Primeiro-Ministro sueco, Stefan Löfven, em comemoração do 375º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países.
  • Em novembro de 2017, o Primeiro-Ministro de Portugal, António Costa, deslocou-se a Gotemburgo, por ocasião da Cimeira Social para o Emprego Justo e o Crescimento da UE, realizada naquela cidade.
  • A 14 de novembro de 2019, o Primeiro-Ministro, António Costa, deslocou-se a Estocolmo, onde manteve uma reunião com o seu homólogo sueco, Stefan Löfven.
  • Em março de 2020, o Primeiro-Ministro da Suécia, Stefan Löfven, levou a cabo uma Visita Oficial a Portugal, tendo sido recebido pelo Primeiro-Ministro de Portugal, António Costa.
  • De 7 a 8 de maio de 2021, o Primeiro-Ministro da Suécia, Stefan Löfven, deslocou-se a Portugal para participar na Cimeira Social do Porto e na reunião informal do Conselho Europeu, no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia.
  • De 26 a 30 de setembro de 2021, a segunda Vice-Presidente do Parlamento da Suécia (Riksdag), Lotta Johnsson Fornave, realizou uma Visita Oficial a Portugal.

                                                                                                                    

Relações Económicas

 

Relações Culturais

 

Conselhos aos Viajantes

 

Titulares dos Cargos

 

Registo em Imagens

Suecia entrega de credenciais 1944

Entrega de credenciais, 1944
  • Partilhe