República do Senegal

Enquadramento

Em setembro de 1974, estabeleceram-se relações diplomáticas entre Portugal e o Senegal. Em junho de 1975, data da primeira enviatura, o Embaixador residente em Bissau, João de Sá Coutinho Sotto Maior, apresentou credenciais como Embaixador não residente em Dakar.

 

Diálogo político-diplomático

O relacionamento político entre Portugal e o Senegal tem-se desenvolvido paulatinamente, com o recente aumento dos contactos políticos de alto-nível.

O diálogo político assenta numa estrutura que inclui uma Comissão Mista Intergovernamental Portugal-Senegal, tendo a última comissão reunido em 2023. Destaca-se também o Fórum Portugal-Senegal sobre a Economia Azul, realizado em 2023.

Em setembro de 2024, comemoram-se os 50 anos de relações diplomáticas entre Portugal e o Senegal.

 

Relações comerciais

O Senegal é uma das economias africanas mais diversificadas e prósperas, com uma economia assente nos setores mineiro, da construção, do turismo, das pescas, da agriculta e dos serviços.

As relações comerciais entre Portugal e o Senegal têm um enorme potencial de crescimento. Registam-se cerca de 290 empresas que exportam para o Senegal e um interesse crescente das empresas portuguesas pelo mercado senegalês.

 

Cooperação bilateral

No plano da cooperação bilateral, destacam-se os setores da educação, saúde, segurança e defesa, infraestruturas, turismo, pescas e economia azul.

No quadro da educação, a língua portuguesa foi introduzida no sistema educativo do Senegal em 1961-62. Atualmente é ensinada em 14 regiões do Senegal, tanto no ensino médio e secundário, como no ensino superior, nas Universidades de Dakar e Zinguichor.

No âmbito da segurança e defesa, cabe realçar o setor da segurança marítima, através da implementação de vários programas de cooperação bilaterais e multilaterais. O Senegal é um dos países que beneficia da Iniciativa Mar Aberto, uma iniciativa que consiste em ações de cooperação e promoção da segurança marítima, com enfoque na região do Golfo da Guiné. O Senegal toma igualmente parte do projeto de cooperação delegada da União Europeia, SWAIMS, que visa reforçar a resposta operacional, no domínio da segurança marítima, dos países costeiros da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

 

Plano consular

Portugal dispõe de uma Embaixada residente em Dakar (Embaixadora Florbela Paraíba).

A comunidade portuguesa residente no país é reduzida, registando-se cerca de 440 portugueses inscritos na rede consular portuguesa no Senegal.

A comunidade senegalesa em Portugal é composta por cerca de 1.700 indivíduos.

 

Conselhos aos Viajantes

https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/pt/vai-viajar/conselhos-aos-viajantes/africa/senegal

 

 

Titulares dos Cargos

  • Partilhe