Capital: Bucareste

Língua Oficial: Romeno

População: 19 286 123 (2020, Banco Mundial)

Modo de governo: República Semipresidencialista

Superfície: Representa 238 391 km2, semelhante à da Grã-Bretanha. A Roménia tem uma forma oval, medindo 735 km de Oeste a Leste e 530 km de Norte a Sul

Distribuição da superfície: território agrícola (39,2%), florestas (28%), planícies (20,5%), vinhas e pomares (2,3%), edifícios, estradas e vias (4,5%), águas e lagos (3,7%), outras áreas (1,8%)

Administração territorial: O território da Roménia é organizado em 41 distritos ("judeţe"), mais o município de Bucareste, que tem um estatuto semelhante ao do distrito. Um distrito ("judeţ") tem, em média, uma superfície de 5 800 km 2, e uma população de 500 000 habitantes.

Principais cidades: Bucareste, Cluj-Napoca, Iaşi, Constanţa, Timişoara, Craiova, Galaţi, Braşov, Ploieşti, Brăila, Oradea, Bacău, Piteşti, Arad e Sibiu.

Nacionalidades: romenos 89,5%, húngaros 6,6%, roma 2,5%, outros 1,4%

Moeda nacional: "lei" (abreviatura alternativa: "ron"). A subdivisão do "lei" é o "ban", 1 leu = 100 bani

Estatuto: membro da OTAN e membro da UE

Relações Bilaterais

As relações bilaterais entre Portugal e a Roménia são boas, existindo ainda algum espaço para crescer. Nos últimos anos, o ritmo das visitas e encontros bilaterais de alto nível tem sido regular. Em 20 de fevereiro de 2019, a Secretária de Estado dos Assuntos Europeus encontrou-se com o seu homólogo romeno, George Ciamba, em Bucareste, tendo-se verificado convergência de pontos de vista em algumas das principais temáticas europeias (Brexit, QFP 2021-2027, UEM, migrações) e manifestado o interesse em reforçar o diálogo bilateral, tendo sido proposto, nesse sentido, um encontro entre os dois Chefes de Governo.

No plano económico, as relações bilaterais têm vindo a crescer nos últimos anos. Em 2019, o mercado romeno representava o 20º cliente comercial e o 33º fornecedor de Portugal. Para a Roménia, Portugal foi o seu 30º cliente e 27º fornecedor. Em 2019 registaram-se 908 empresas portuguesas exportadoras para a Roménia, num acréscimo relativamente 2015, em que se contabilizaram 757. Em termos de oportunidades para investimento, o potencial ainda por explorar parece ser vasto e diverso. Por ora, estima-se que perto de 50 empresas nacionais tenham uma presença direta neste mercado e em áreas tão diversas como a construção, as energias renováveis, a distribuição (retalho), a agricultura, a indústria automóvel ou ainda, os serviços de consultoria.

A Roménia é uma importante plataforma de negócios no sudeste da Europa Central. O mercado romeno tem potencial para se tornar um mercado ainda mais importante para as empresas portuguesas, exigindo algum investimento em tempo e dinheiro, e uma boa preparação. É muito dinâmico e existem oportunidades em praticamente todos os setores de atividade para as empresas nacionais.

Data de reconhecimento do país: O Governo português reconheceu a independência da Roménia em 1880.

Data do estabelecimento de relações diplomáticas: 25 de agosto de 1917.

Corte de relações diplomáticas após a Segunda Guerra Mundial

Relações diplomáticas restabelecidas a 3 de junho de 1974.

Primeira Enviatura: A 7 de dezembro de 1919 apresenta credenciais o Ministro Plenipotenciário Martinho Teixeira Homem de Brederode, que tomou posse da Legação nos Balcãs, residente em Bucareste e com jurisdição sobre a Sérvia e Grécia.

Representação diplomática e consular de Portugal na Roménia: Embaixada de Portugal em Bucareste, e respetiva Secção Consular. A Embaixadora Teresa Macedo apresentou credenciais a 16 de dezembro de 2020 como Embaixadora de Portugal na Roménia.

Consulados Honorários de Portugal na Roménia: Não existem consulados Honorários de Portugal na Roménia.

 

Inscrições consulares (2021) 170
Nº de titulares de CC com morada regista na Roménia 517
Vistos emitidos no posto (2021) 52
Presenças consulares (2021) 0
Nacionais detidos 1
Associações de portugueses 0
Apoios financeiros concedidos às associações 0

 

Representação diplomática e consular da Roménia em Portugal: Embaixada da Roménia em Lisboa, e respetiva Secção Consular. A Embaixadora Ioana Bivolaru apresentou credenciais a 6 de setembro de 2016 como Embaixadora da Roménia em Portugal. A Roménia dispõe ainda de 2 Consulados Honorários em Portugal, no Porto e no Estoril.

Comunidade romena em Portugal: A comunidade romena residente em Portugal é composta por 30.052 indivíduos, 16.128 do sexo masculino e 13.924 do sexo feminino. No ano 2000, apenas 375 cidadãos romenos residiam em Portugal, tendo o seu crescimento nos últimos 20 anos sido muito significativo. Os cidadãos romenos correspondem à 4ª maior comunidade residente, depois do Brasil, Reino Unido e Cabo Verde.

 

Acordos bilaterais:

Visitas de Estado e oficiais

  • Entre 13 e 15 de junho de 1975, Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa, Francisco Costa Gomes, realizou uma Viagem Oficial à Roménia
  • Entre 28 e 31 de outubro de 1975, o Presidente da Roménia, Nicolae Ceausescu, realizou uma Visita Oficial a Portugal
  • Entre 21 e 23 de março de 1979, Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa António Ramalho Eanes, realizou uma Visita Oficial à Roménia.
  • A 5 de julho de 1991, o Presidente da República da Roménia, Ion Iliescu, reuniu com Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa, Mário Soares, em Lisboa, onde passou antes de seguir em Viagem Oficial para a América Latina
  • A 2 e 3 de dezembro de 1996, o Presidente da Roménia, Emil Constantinescu, realizou uma deslocação oficial a Portugal, por ocasião da sua participação da Cimeira de Lisboa da OSCE.
  • Entre 3 e 6 de março de 2000, Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio, realizou uma Visita de Estado à Roménia.
  • A 29 de junho de 2001, o Primeiro-Ministro da Roménia, Adrian Nastase, realizou uma deslocação a Portugal, sendo recebido em audiência por Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio, no Palácio de Belém
  • Entre 29 de outubro e 1 de novembro de 2003, o Presidente da República da Roménia, Ion Iliescu, realizou uma Visita de Estado a Portugal
  • A 13 de julho de 2007, o Primeiro-Ministro da Roménia, Calin Popescu-Tariceanu, realizou uma deslocação a Portugal, sendo recebido em audiência por Sua Excelência o Presidente da República portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, no Palácio de Belém.
  • A 15 de maio de 2014, encontro do SEAE Bruno Maçães com o SE para o Comércio, Bogdan Pandelica, em Bucareste.
  • A 2 de junho de 2014, encontro entre S.Exa. MENE, Rui Machete, com o homólogo romeno, Titus Corlatean, em Lisboa.
  • A 29 de setembro de 2014, visita à Roménia de S.Exa. o Vice-PM, Paulo Portas.
  • A 6 de outubro de 2014, encontro entre SEAE e o seu homólogo romeno, George Ciamba
  • A 18 e 19 de junho de 2015, o Presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, realizou uma Visita de Estado à Roménia.
  • A 26 de setembro de 2017, encontro entre S.Exa. SEAE, Ana Paula Zacarias, e o homólogo romeno, George Ciamba, em Lisboa.
  • A 25 e 26 de maio de 2017, visita de S.Exa. SEAE, Margarida Marques, à Roménia.
  • A 7 de junho de 2018, a Primeira-Ministra da Roménia, Vasilica Viorica Dancila, realizou uma visita a Portugal, onde se encontrou com S.Exa. PM, António Costa, sendo recebida em audiência por Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa.
  • A 20 de fevereiro de 2019, encontro de S. Exa. SEAE, Ana Paula Zacarias, com o homólogo romeno, George Ciamba.
  • A 6 e 7 de novembro de 2020, visita oficial de S. Exa. MDN, João Gomes Cravinho, à Roménia onde se encontrou com homólogo, General Nicolae-Ionel Ciuca.

Relações Económicas

Relações Culturais

Conselhos aos Viajantes

 

Titulares dos Cargos

  • Partilhe