República Checa

Republica Checa

Capital: Praga

Língua Oficial: Checo

População: 10 682 029 (2021, Czech Statistical Office)

Modo de governo: República Parlamentar

 

Relações Bilaterais

As relações bilaterais entre Portugal e a República Checa são boas, o que vem sendo evidenciado pelo dinamismo e regularidade das visitas e encontros bilaterais de alto nível ao longo dos últimos anos.

No plano económico, as relações bilaterais têm vindo a crescer. Em 2021, o mercado checo representava o 18º cliente comercial e o 19º fornecedor de Portugal, tendo o nosso país exportado para este mercado 480 milhões EUR em bens e importado 578 milhões EUR. Para a República Checa, Portugal foi o seu 31º cliente e 38º fornecedor. As empresas nacionais com uma presença direta neste mercado atuam em áreas tão diversas como a construção, as energias renováveis, os plásticos e a borracha, os moldes, a indústria automóvel ou ainda, os serviços de consultoria. Em termos de oportunidades para investimento, o potencial por explorar parece ser vasto e diverso.

A República Checa posiciona-se como uma importante plataforma de negócios na Europa Central e tem vindo a apostar na área das novas tecnologias, sustentabilidade, desenvolvimento do ambiente e inovação. O mercado checo tem sido um destino preferencial para o estabelecimento de investimentos ligados à nanotecnologia, automóvel, aeroespacial, energia e ambiente, sendo de considerar parcerias locais para oferecer soluções para as grandes empresas presentes neste mercado.

Data de reconhecimento do país: 1918

Data do estabelecimento de relações diplomáticas: 1921, com a República da Checoslováquia.

Relações diplomáticas cortadas por Portugal com a Checoslováquia a 17 de agosto de 1937, em virtude do respetivo Governo ter embargado um fornecimento de armas para o Exército Nacional.

Relações diplomáticas são restabelecidas a 27 de junho de 1974.

Primeira Enviatura: Em 6 de novembro de 1974, Francisco Quevedo Crespo toma posse como Encarregado de Negócios com Cartas de Gabinete.

Representação consular de Portugal na República Checa: Embaixada de Portugal em Praga e respetiva secção consular. O Embaixador Caetano Luís Pequito de Almeida Sampaio apresentou credenciais a 30 de janeiro de 2020 como Embaixador de Portugal em Praga.

Consulados Honorários de Portugal na República Checa: 0

Inscrições consulares (2021) 238
N.º titulares CC com morada na República Checa 816
Vistos emitidos no posto (2021) 12
Presenças consulares (2021) 0
Nacionais detidos 0
Associações de portugueses 1
Apoios financeiros concedidos às associações 1.080,00 €                                                                              

 

   

Representação consular da República Checa em Portugal: Embaixada da República Checa em Lisboa. O Embaixador Petr Šelepa apresentou credenciais a 24 de janeiro de 2018 como Embaixador da República Checa em Lisboa. A República Checa dispõe ainda de 4 Consulados honorários em Portugal, nas cidades de Faro, Funchal, Ponta Delgada e Porto.

 

Comunidade da República Checa em Portugal A comunidade checa residente em Portugal é composta por 541 pessoas. 

 

Acordos bilaterais:

 

Visitas de Estado e oficiais

  • Entre 15 e 17 de novembro de 1994, o Presidente da República Portuguesa Mário Soares realiza uma Visita de Estado à República Checa.
  • A 2 de dezembro de 1996, o Primeiro-Ministro da República Checa, Vaclav Klaus, realizou uma deslocação a Portugal, sendo recebido em audiência pelo presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio.
  • A 7 de novembro de 2000, o Presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio, reúne no Palácio de Belém com o Presidente da República Checa, Václav Havel.
  • Entre 9 e 11 de julho de 2001, o Presidente da República Portuguesa Jorge Sampaio realiza uma Visita de Estado à República Checa.
  • Entre 23 e 25 de março de 2004, o Presidente da República Checa, Vaclav Klaus realizou uma visita de Estado a Portugal.
  • Entre 14 e 17 de abril de 2010, o Presidente da República Portuguesa Aníbal Cavaco Silva realiza uma visita de Estado à República Checa.
  • A 14 e 15 de dezembro de 2016, o Presidente da República Checa, Miloš Zeman, realizou uma Visita de Estado a Portugal.
  • A 1 de fevereiro de 2020, o Primeiro-Ministro da República Checa, Andrej Babiš, participou na Cimeira Amigos da Coesão, em Beja.

                                                                                                                    

Relações Económicas

 

Relações Culturais

 

Conselhos aos Viajantes

  • Partilhe