República da Polónia

República da Polónia

Capital: Varsóvia

Língua Oficial: Polaco

População: 38 151 475 (2021, Polish Statistical Office)

Modo de governo: República Semipresidencialista

 

Relações Bilaterais

Portugal e a Polónia celebram em 2022 o centenário do estabelecimento de relações diplomáticas, cujo bom momento vem sendo demonstrado pelo ritmo regular das visitas e encontros bilaterais de alto nível ao longo dos últimos anos.

No plano económico, as relações bilaterais têm vindo a crescer muito. Em 2021, o mercado polaco foi o 10º cliente comercial e o 10º fornecedor de Portugal. Em 2021 (janeiro a dezembro), as exportações para a Polónia aumentaram 25%, e as importações da Polónia aumentaram 33,7%, em termos homólogos (face a 2020), tendo o nosso país exportado para este mercado 918 milhões EUR e importado 1.497 milhões EUR, em bens. O número de empresas nacionais a exportar para o mercado polaco quase duplicou nos últimos 5 anos. As empresas nacionais com uma presença direta neste mercado atuam em áreas tão diversas como a banca e serviços financeiros, a distribuição, a construção e obras públicas, as energias renováveis, as tecnologias de informação, a moda, ou ainda, os serviços de consultoria. Em termos de Investimento Direto, a Polónia tem vindo a afirmar-se como um mercado de destino relevante de investimento industrial das empresas nacionais:

A economia polaca assume-se, de há muitos anos a esta parte, como um caso de sucesso entre os países da Europa Central, com um crescimento ininterrupto, a uma média de 4,2% por ano, entre 1992 e 2019. Este país tem vindo a apostar na área das infraestruturas, modernização de escolas e hospitais, transformação do setor energético, ambiente, digitalização, indústria automóvel, biotecnologia e setor farmacêutico.

Data de reconhecimento do país: A 21 de junho de 1919, o governo de Portugal reconhece a independência da Polónia.

Data do estabelecimento de relações diplomáticas: 1922

Em 1945 Portugal não reconhece o Governo polaco em Varsóvia.

Relações diplomáticas restabelecidas a 11 de julho de 1974.

Primeira Enviatura: A 5 de julho de 1923, o Ministro Plenipotenciário Vasco Francisco Caetano de Quevedo, com residência em Varsóvia apresenta credenciais. O Chefe de Missão na capital polaca também pode ser acreditado na Lituânia e na Estónia conforme o Decreto 18.531, de 26 de junho de 1930.

Representação diplomática de Portugal na Polónia: Embaixada de Portugal em Varsóvia, e respetiva Secção Consular. O Embaixador Luís Manuel Ribeiro Cabaço apresentou credenciais a 20 de março de 2019 como Embaixador de Portugal na Polónia. Portugal dispõe de 1 Consulado Honorário na Polónia.

Consulados Honorários de Portugal na Polónia: 1 – Poznan.

Jerzy Krotoski desempenha funções como Cônsul Honorário de Portugal em Poznan.

 

Inscrições consulares (2021) 520
Vistos emitidos no posto (2021) 35
Nº de titulares de CC com morada na Polónia 1336
Presenças consulares (2021) 0
Nacionais detidos 0
Associações de portugueses Não existem
Apoios financeiros concedidos às associações Não existem                                                                         

 

   

Representação diplomática da Polónia em Portugal: Embaixada da República da Polónia em Lisboa, e respetiva Secção Consular. A Embaixadora Joanna Pilecka apresentou credenciais a 29 de setembro de 2021 como Embaixadora da Polónia em Lisboa. A Polónia dispõe de 2 Consulados Honorários em Portugal, no Porto e em Albufeira.

 

Comunidade da Polónia em Portugal A comunidade polaca residente em Portugal é composta por 3061 pessoas. 

 

Acordos bilaterais:

 

Visitas de Estado e oficiais

  • Entre 27 de setembro e 1 de outubro de 1975, o Presidente da República Portuguesa, Francisco Costa Gomes, realizou uma Visita Oficial à Polónia
  • Entre 11 e 13 de maio de 1993, o Presidente da República da Polónia, Lech Walesa, realizou uma Visita Oficial a Portugal.
  • Entre 18 e 20 de outubro de 1994, o Presidente da República Portuguesa, Mário Soares, realizou uma Visita de Estado à Polónia.
  • A 2 e 3 de dezembro de 1996, o Presidente da República da Polónia, Alexander Kwasniewski, realizou uma deslocação a Portugal, no âmbito da sua participação na Cimeira de Lisboa da OSCE, sendo recebido em audiência pelo Presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio, a 2 de dezembro.
  • Entre 2 e 4 de setembro de 1997, o Presidente da República da Polónia, Alexander Kwasniewski, realizou uma Visita de Estado a Portugal
  • A 1 de junho de 1998, o Presidente da República da Polónia, Alexander Kwasniewski, realizou uma deslocação a Portugal, onde reuniu com o seu homólogo português.
  • Entre 14 e 17 de setembro de 1998, o Presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio, realizou uma Visita de Estado à Polónia.
  • Entre 17 e 19 de outubro de 2003, o Presidente da República da Polonia, Alexander Kwasniewski, participou no Encontro Informal de Chefes de Estado em Arraiolos.
  • A 28 de abril de 2004, o Presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio, realizou uma deslocação a Varsóvia, onde participou na conferência "Europa: esperanças e preocupações" do World Economic Forum.
  • Entre 30 de junho e 2 de julho de 2004, o Presidente da República da Polónia, Alexander Kwasniewski, realizou uma Visita de Estado a Portugal.
  • Entre 1 e 4 de setembro de 2008, o Presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, realizou uma Visita de Estado à Polónia.
  • A 19 e 20 de abril de 2012, o Presidente da República da Polónia, Bronisław Komorowski, realizou uma Visita de Estado a Portugal.
  • A 8 de outubro de 2013, o Presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, participou na reunião de Chefes de Estado do Grupo de Arraiolos, em Cracóvia, na Polónia.
  • A 27 de abril de 2016, o Presidente da República da Polónia, Andrzej Duda, realizou uma Visita de Trabalho a Portugal.
  • A 1 de fevereiro de 2020, o Primeiro-Ministro da Polónia, Mateusz Morawiecki, participou na Cimeira Amigos da Coesão, em Beja, onde teve um encontro bilateral com o Primeiro-Ministro de Portugal, António Costa.
  • A 7 de maio de 2021, o Primeiro-Ministro da Polónia, Mateusz Morawiecki, participou na Cimeira Social do Porto, onde teve um encontro bilateral com o Primeiro-Ministro de Portugal, António Costa.

                                                                                                                    

Relações Económicas

 

Relações Culturais

 

Conselhos aos Viajantes

  • Partilhe