Reinos dos Países Baixos

Grecia

Capital: Amesterdão (constitucional); Haia (sede do poder judicial, do Governo, do Parlamento e das Embaixadas)

Língua Oficial: Neerlandês (vulgarmente conhecido como “Holandês”)

População: 17 441 139 (2020, Banco Mundial)

Modo de governo: Monarquia constitucional; Democracia Parlamentar

 

Relações Bilaterais

Portugal e os Países Baixos mantêm relações muito positivas, sendo aquele país um importante parceiro económico para Portugal. Em 2020, posicionou-se como 7.º cliente das exportações portuguesas (3,7% do total das trocas comerciais de PT) e 4.º fornecedor das importações (5,5%). Entre 2017 e 2019 tiveram lugar diversas visitas bilaterais, entre as quais a dos Reis holandeses a Portugal, em outubro de 2017. Os dois países têm procurado reforçar a cooperação bilateral nas áreas da energia, nomeadamente do hidrogénio verde, alterações climáticas e defesa.

Data de reconhecimento do país: Em 12 de Setembro de 1911, os Países Baixos reconhecem a República Portuguesa.

Data do estabelecimento de relações diplomáticas: Portugal mantém relações diplomáticas constantes com os Países Baixos desde o século XVII.

Primeira Enviatura: Em fevereiro de 1641, Tristão de Mendonça Furtado é acreditado como Embaixador Extraordinário junto dos Estados Gerais das Províncias Unidas.

Representação diplomática e consular de Portugal nos Países Baixos: Embaixada de Portugal na Haia, e respetiva Secção Consular. O Embaixador António José de Almeida e Lima foi nomeado a 16 de dezembro de 2021 para o cargo de Embaixador de Portugal em Haia, não tendo ainda apresentado as cartas credenciais. Portugal dispõe de 1 Consulado Honorário nos Países Baixos.

Consulados Honorários de Portugal nos Países Baixos: 1 – Bonaire (Antilhas Holandesas)

Raymundo Pedro Saleh desempenha as funções de Cônsul Honorário de Portugal em Bonaire.

 

Inscrições consulares 34 424
Nº de titulares de CC com morada registada nos Países Baixos 20 598
Vistos emitidos no posto (2020) 12
Presenças consulares (2020) 0
Nacionais detidos 15
Associações de portugueses 9
Apoios financeiros concedidos às associações 0                                                                                        

 

Representação diplomática e consular dos Países Baixos em Portugal: Embaixada do Reino dos Países Baixos em Lisboa. A Embaixadora Nienke Trooster apresentou credenciais a 1 de outubro de 2018 como Embaixadora dos Países Baixos em Portugal. Os Países Baixos dispõem de 3 Consulados Honorários em Portugal, nas cidades de Faro, Funchal e Ponta Delgada.

 

Comunidade dos Países Baixos em Portugal A comunidade holandesa em Portugal é composta por 10 392 pessoas.

 

Acordos bilaterais:

 

Visitas de Estado e oficiais

  • A 7 de novembro de 1955, a Rainha Juliana dos Países Baixos realizou uma Visita Oficial a Portugal.
  • Entre 9 e 11 de dezembro de 1989, o Primeiro-Ministro dos Países Baixos, Ruud Lubbers, realiza uma visita a Portugal, e uma deslocação à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, para receber o Doutoramento "Honoris Causa".
  • Entre 2 e 4 de outubro de 1989, o Presidente da República Portuguesa, Mário Soares, realizou uma Visita Oficial aos Países Baixos.
  • Entre 27 e 29 de novembro de 1990, a Rainha Beatriz dos Países Baixos realizou uma Visita Oficial a Portugal.
  • Entre 27 e 30 de outubro de 1997, o Presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio, realizou uma Visita Oficial aos Países Baixos.
  • A 28 e 29 de maio de 1998, Rainha Beatriz e o Príncipe Claus dos Países Baixos realizaram uma Visita Oficial a Portugal.
  • A 13 de janeiro de 2001, a Rainha Beatriz dos Países Baixos realizou uma deslocação à cidade do Porto, por ocasião da cerimónia inaugural “Porto - Capital da Cultura 2001”.
  • A 26 de janeiro de 2001, o Presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio, realizou uma deslocação a Roterdão, por ocasião da Cerimónia Inaugural relativa a “Roterdão 2001 - Capital Europeia da Cultura”.
  • A 28 de janeiro de 2016, o Primeiro-Ministro português, António Costa, deslocou-se a Haia, tendo mantido uma reunião de trabalho com o seu homólogo holandês, Mark Rutte.
  • Entre 10 e 12 de outubro de 2017, os Reis dos Países Baixos, Rei Willem-Alexander e Rainha Máxima, realizaram uma Visita de Estado a Portugal.
  • A 3 de abril de 2019, o Primeiro-Ministro dos Países Baixos, Mark Rutte, realizou uma Visita Oficial a Portugal, sendo recebido em audiência pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém.

 

                                                                                                                    

Relações Económicas

 

Relações Culturais

 

Conselhos aos Viajantes

 

 

Titulares dos Cargos

  • Partilhe