Relações Bilaterais

 

O México afirma-se atualmente como parceiro estratégico na América Latina, com o qual Portugal partilha inúmeras afinidades e valores nos planos bilateral e multilateral.

Os primeiros contactos bilaterais datam de 1843, ano em que tem lugar uma primeira aproximação formal da Coroa Portuguesa ao México, datando a primeira representação diplomática portuguesa naquele país, ou “Enviatura”, de 1865.

Em anos recentes, os dois países têm procurado e conseguido reforçar a sua cooperação, tanto no plano bilateral como a nível regional, muito em particular no contexto da comunidade ibero-americana, o que se tem traduzido num relacionamento dinâmico e de grande convergência, não apenas a nível político-diplomático, mas também económico, cultural e científico. Desta relação resultam diversos acordos, nomeadamente o convénio de cooperação económica e comercial, o acordo sobre a promoção e proteção recíproca de investimentos, o acordo de cooperação no domínio do turismo, o protocolo de cooperação em matéria de preservação digital do património.

A cooperação luso-mexicana abarca igualmente instrumentos inovadores recentemente introduzidos, com destaque para a estratégia Global Gateway da União Europeia, no âmbito da qual Portugal e o México assinaram um Memorando de Entendimento visando implementar cooperação entre portos de ambos países, destinada a criar um “corredor estratégico marítimo”, tendo este projeto sido designado “projeto-bandeira” Global Gateway.

O México representa, a nível comercial, um mercado de crescente importância para Portugal, tanto em termos de trocas de bens e de serviços como na componente de investimento. Atualmente, constitui-se como segundo maior mercado na América Latina para empresas portuguesas, que ali operam em diversos setores, desde infraestruturas, energia, ambiente, tecnologias de informações, saúde, agroalimentar, sector automóvel, entre outras.

Portugal dispõe de uma Embaixada na Cidade do México, com secção Consular, e de quatro Consulados Honorários - Cancun, Guadalajara, Monterrey e Vera Cruz. Também o México dispõe de uma Embaixada em Lisboa.

Mais informação em: https://myaicep.portugalexporta.com/mercados-internacionais/mx/mexico?setorProduto=-1

 

Relações Culturais

https://www.instituto-camoes.pt/sobre/onde-estamos/mexico

 

Conselhos aos Viajantes

https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/pt/vai-viajar/conselhos-aos-viajantes/america/mexico

 

Titulares dos Cargos

 

  • Partilhe