República da Lituânia

Lituania

Capital: Vilnius

Língua Oficial: Lituano

População: 2.792.189 (2022, Statistics Lithuania)

Modo de governo: República Semipresidencialista

 

Relações Bilaterais

Data de reconhecimento do país/Data do estabelecimento de relações diplomáticas: A 2 de maio de 1923, Portugal reconheceu, de facto e de jure, o Estado independente da Lituânia, tendo, desde então, reconhecido sempre essa soberania. A 27 de agosto de 1991 acolheu o restabelecimento da independência e reiniciou relações diplomáticas em 4 de outubro de 1991.

Primeira Enviatura: O Embaixador residente em Copenhaga, Alexandre Lencastre da Veiga, apresentou credenciais como não residente em Vilnius em janeiro de 1993.

Representação diplomática de Portugal na Lituânia: Não existe representação permanente de Portugal na Lituânia. Os assuntos relacionados com este país são acompanhados pela Embaixada de Portugal em Copenhaga. O Embaixador residente em Copenhaga João Maria Rebelo de Andrade Cabral é por inerência Embaixador não residente na Lituânia, tendo apresentado credenciais para esse efeito a 4 de maio de 2021. Portugal dispõe de 1 Consulado Honorário na Lituânia.

Consulados Honorários de Portugal na Lituânia: 1 – Kaunas

  • Dalius Raškinis desempenha funções como Cônsul Honorário de Portugal em Kaunas.
Inscrições consulares (2021) 127
Nº titulares CC com morada na Lituânia 62
Vistos emitidos no posto (2021) N/A
Presenças consulares (2021) 0
Nacionais detidos 0
Associações de portugueses 0
Apoios financeiros concedidos às associações 0

 

Representação diplomática da Lituânia em Portugal: Não existe representação permanente da Lituânia em Portugal. A Embaixada da Lituânia em Londres tem jurisdição sobre Portugal. O Embaixador Renatas Norkus apresentou credenciais a 24 de janeiro de 2018 como Embaixador não residente em Portugal. A Lituânia dispõe de 4 Consulados Honorários em Portugal, nas cidades de Albufeira, Lisboa, Viseu e na ilha de São Miguel, nos Açores.

 

Comunidade da Lituânia em Portugal A comunidade lituana residente em Portugal é composta por 891 pessoas 

 

Acordos bilaterais:

 

Visitas de Estado e oficiais

  • A 15 e 16 de maio de 2003, o Presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio, realizou uma Visita de Estado à Lituânia.
  • De 31 de maio a 02 de junho de 2007, o Presidente da República da Lituânia, Valdas Adamkus, realizou uma Visita de Estado a Portugal.
  • A 29 de agosto de 2017, o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, realizou uma Visita Oficial à Lituânia, na qual visitou a Força Nacional Destacada nesse país e reuniu com a Presidente da República da Lituânia, Dalia Grybauskaitė.

                                                                                                                    

Relações Económicas

 

Relações Culturais

 

Conselhos aos Viajantes

  • Partilhe