Principado do Liechtenstein

Liechtenstein

Capital: Vaduz

Língua Oficial: Alemão

População: 38 137 (Banco Mundial, 2020)

Modo de governo: Monarquia semi-constitucional

 

Relações Bilaterais

Apesar de pouco expressivas, as relações políticas bilaterais entre Portugal e o Liechtenstein são positivas.

Segundo dados do IRN, residem 969 portugueses no Principado do Liechtenstein. A repartição etária indicia que a maioria dos portugueses se encontra em idade ativa, sendo residual o número de pessoas com mais de 60 anos idade. Por género verifica-se um número ligeiramente superior de homens em relação às mulheres, dado que certos setores de atividade recrutam mais trabalhadores estrangeiros do sexo masculino. As principais atividades profissionais são os setores das limpezas, construção civil, hotelaria/restauração e agricultura.

No que ao movimento associativo concerne, existe uma associação portuguesa, o Centro Português do Liechtenstein.

No que respeita à balança comercial de bens, o Liechtenstein deteve a 188ª posição em 2019, enquanto cliente, e a 154ª enquanto fornecedor. Em 2019, os produtos alimentares assumiram-se como o principal grupo de produtos exportados para o Liechtenstein. Nesse mesmo ano, os principais grupos de produtos importados incluíram instrumentos de ótica e precisão, e químicos.

Data de reconhecimento do país: sem dados.

Data do estabelecimento de relações diplomáticas: em fevereiro 1992 iniciam-se relações diplomáticas diretas entre Portugal e o Liechtenstein.

Primeira Enviatura: a 6 de fevereiro de 1992, o Embaixador residente em Berna, Octávio Neto Valério, apresentou credenciais como Embaixador não residente no Liechtenstein.

Representação diplomática e consular de Portugal no Liechtenstein: Não existe representação permanente de Portugal no Liechtenstein. Os assuntos relacionados com este país são acompanhados pelo Consulado-Geral de Portugal em Zurique (Cônsul Geral Paulo Maia e Silva) e pela Embaixada de Portugal em Berna (Embaixador Júlio Vilela). O Embaixador Júlio Vilela apresentou credenciais a 15 de setembro de 2022 como Embaixador não residente no Liechtenstein. 

Consulados Honorários de Portugal no Liechtenstein:  0

 

Cidadãos portugueses no Liechtenstein (2020) 969                                                                                   

 

 Representação diplomática e consular do Liechtenstein em Portugal: a Suíça assume a representação diplomática e consular do Liechtenstein em países onde este não tenha representação direta.

 

Comunidade do Liechtenstein em Portugal (2020) A comunidade do Liechtenstein residente em Portugal é composta por 8 pessoas.

 

Acordos bilaterais:

  • Sem dados

 

Visitas de Estado e oficiais 

  • Sem dados

                                                                                                                    

Relações Económicas

  • n.a.

 

Relações Culturais

Ensino Português no Estrangeiro (EPE) no Liechtenstein: A Coordenação do Ensino Português (CEPE) na Suíça é responsável pelo ensino de Português, língua de Herança (PLH), na Suíça e no Liechtenstein.

Os objetivos dos cursos de PLH são: desenvolver e enriquecer as competências linguísticas em língua portuguesa; alargar o conhecimento da cultura portuguesa; apoiar o percurso escolar das crianças e jovens no ensino regular suíço; contribuir para a construção de uma identidade plurilingue e pluricultural coesa e sólida; desenvolver competências de comunicação intercultural.

No Liechtenstein, os cursos de PLH funcionam em Vaduz, com cerca de 30 alunos, sob a orientação da professora Teresa Küffer.

 

Conselhos aos Viajantes

 

 

Titulares dos Cargos

  • Partilhe