República da Letónia

Grecia

Capital: Riga

Língua Oficial: Letão

População: 1 893 223 (2021, Central Statistical Bureau da Letónia)

Modo de governo: República Parlamentar

 

Relações Bilaterais

Data de reconhecimento do país /Data do estabelecimento de relações diplomáticas: Portugal reconheceu a Letónia de jure no dia 19 de fevereiro de 1921, tendo desde então reconhecido sempre essa soberania, o que foi reconfirmado a 27 de agosto de 1991 e levou ao restabelecimento das relações diplomáticas no dia 2 de outubro de 1991.

Primeira Enviatura: Em 19 de maio de 1993, o Embaixador residente em Estocolmo, Vasco Taveira da Cunha Valente, apresentou credenciais como não residente em Riga.

Representação diplomática e consular de Portugal na Letónia: Não existe representação permanente de Portugal na Letónia. Os assuntos relacionados com este país são acompanhados pela Embaixada de Portugal em Estocolmo. A Embaixadora residente em Estocolmo, Sara Feronha Martins, é por inerência Embaixadora não residente na Letónia.

 

Inscrições consulares  
Vistos emitidos no posto (2020)  
Presenças consulares (2020)  
Nacionais detidos  
Associações de portugueses  
Apoios financeiros concedidos às associações                                                                               

 

Representação diplomática e consular da Letónia em Portugal: Não existe representação permanente da Letónia em Portugal. A Embaixada da Letónia em Dublin tem jurisdição sobre Portugal. O Embaixador Janis Silis apresentou credenciais a 3 de abril de 2018 como Embaixador não residente em Portugal. A Letónia dispõe de 3 Consulados Honorários em Portugal, nas cidades de Lisboa, do Porto e de Ponta Delgada. 

 

Comunidade da Letónia em Portugal  

 

Acordos bilaterais:

 

 

Visitas de Estado e oficiais

  • A 17 e 18 de outubro de 1994, o Presidente da República Portuguesa, Mário Soares, realizou uma visita de Estado à Letónia.
  • Entre 14 e 17 de maio de 1995, o Presidente da República da Letónia, Guntis Ulmanis, realizou uma visita oficial a Portugal.
  • A 2 e 3 de dezembro de 1996, o Presidente da República da Letónia, Guntis Ulmanis, realizou uma deslocação a Portugal, por ocasião da Cimeira da OSCE, em Lisboa, sendo recebido a 2 de dezembro em audiência pelo Presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio, no Palácio de Belém.
  • Entre 13 e 15 de maio de 2003, o Presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio, realizou uma visita de Estado à Letónia.
  • Entre 17 e 19 de outubro de 2003, a Presidente da República da Letónia, Vaira Vike-Freiberga, participou no Encontro Informal de Chefes de Estado em Arraiolos.
  • Entre 13 e 16 de setembro de 2004, a Presidente República da Letónia, Vaira Vïke-Freiberga, realizou uma visita de Estado a Portugal.
  • A 10 e 11 de abril de 2007, o Presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, realizou uma deslocação à Letónia, por ocasião de um Encontro Informal de Chefes de Estado sobre o Futuro da Europa.
  • A 19 de novembro de 2010, o Presidente da República da Letónia, Vladis Zatlers, realiza uma deslocação a Portugal, condecorando o Presidente português, Aníbal Cavaco Silva, num gesto de gratidão pela sua posição em defesa da independência dos Estados Bálticos
  • A 28 de maio de 2013, o Presidente da República da Letónia, Andris Berzins, realiza uma deslocação a Portugal, reunindo com o seu homólogo português, Aníbal Cavaco Silva, no Palácio de Belém.
  • Em setembro de 2018, o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, realizou uma deslocação à Letónia, no âmbito da sua participação no 14º Encontro Informal de Chefes de Estado do Grupo de Arraiolos, cujo primeiro dia de trabalhos decorreu em Rundāle, e o segundo no Castelo de Riga.

                                                                                                                    

Relações Económicas

 

Relações Culturais

  • Não existe representação do Instituto Camões na Letónia.

 

Conselhos aos Viajantes

 

Titulares dos Cargos

  • Partilhe