Hungria                                     

Hungria

Capital: Budapeste

Língua Oficial: Húngaro

População: 9 730 772 (2021, Hungarian Central Statistical Office)

Modo de governo: República Parlamentar

 

Relações Bilaterais

 As relações bilaterais entre Portugal e a Hungria são boas e a agenda de visitas e encontros bilaterais tem sido muito dinâmica. O interesse mútuo entre os dois povos tem-se intensificado nos últimos anos, o que se tem notado no aumento significativo no fluxo turístico em ambas direções, no sucesso dos programas de intercâmbio de estudantes e no interesse crescente por manifestações culturais e artísticas que aproximem os dois países. Neste contexto, não surpreende que a aprendizagem da língua portuguesa na Hungria esteja em expansão, sendo já ensinada em sete escolas secundárias e em outras sete instituições de ensino superior. Este interesse pela nossa língua, e pelos países que a falam, reflete-se no facto da Hungria se ter tornado Observador Associado da CPLP, com o objetivo de aprofundar ao nível político, económico e cultural o seu relacionamento com esta comunidade e prosseguir a promoção e difusão da língua portuguesa.

No plano económico, o relacionamento bilateral tem crescido a um ritmo sustentado. Em 2020, o mercado húngaro representava o 25º cliente comercial e o 18º fornecedor de Portugal, tendo o nosso país exportado para este mercado 297 milhões EUR em bens e importado 474 milhões EUR. Para a Hungria, Portugal foi o seu 27º cliente e 39º fornecedor. As empresas nacionais com uma presença direta neste mercado atuam em áreas tão diversas como a construção e engenharia, telecomunicações, consultoria, serviços financeiros, cortiça e têxteis.

A Hungria destaca-se em termos da sua facilidade de comércio internacional, em boa parte pela sua privilegiada situação geográfica no centro da Europa, e o mercado húngaro pode constituir um dos potenciais centros logísticos de distribuição de bens e serviços portugueses para outros mercados da região. Portugal tem vindo a dedicar especial atenção à promoção das exportações portuguesas no setor agroalimentar, dos vinhos e da fileira casa, bem como às oportunidades no setor dos moldes.

Data de reconhecimento do país:

Em setembro de 1911 a Áustria-Hungria reconhece a República Portuguesa.  

Data do estabelecimento de relações diplomáticas:

Em 1 de julho de 1974 Portugal restabelece relações diplomáticas com a Hungria.          

Primeira Enviatura: Em 15 de Novembro de 1974, apresenta credenciais Embaixador Fernando Lopes Vieira, como residente em Budapeste.

Representação diplomática e consular de Portugal na Hungria: Embaixada de Portugal em Budapeste e respetiva Secção Consular. O embaixador Jorge Ayres Roza de Oliveira tomou posse a 3 de julho de 2020 como Embaixador de Portugal na Hungria.

Consulados Honorários de Portugal na Hungria: 0

 

Inscrições consulares (2021) 266
Nº de titulares de CC com morada na Hungria 416
Vistos emitidos no posto (2021) 24
Presenças consulares (2021) Não se realizaram
Nacionais detidos 2
Associações de portugueses Não existem
Apoios financeiros concedidos às associações Não existem                                                                             

 

Representação consular da Hungria em Portugal: Embaixada da Hungria em Lisboa. O Embaixador Miklós Tamás Halmai apresentou credenciais a 17 de setembro de 2019 como Embaixador da Hungria em Lisboa. A Hungria dispõe de 4 Consulados Honorários em Portugal, nas cidades do Porto, Tavira, Funchal e Ponta Delgada.

 

Comunidade da Hungria em Portugal 946 indivíduos                                                 

 

Acordos bilaterais:

 

Visitas de Estado e oficiais

  • Entre 19 e 26 de março de 1979, o Presidente da República Portuguesa, António Ramalho Eanes, realizou uma Visita Oficial à Hungria.
  • Entre 27 e 29 de setembro de 1982, o Presidente do Conselho Presidencial da República Popular da Hungria, Pál Losonczi, realizou uma Visita Oficial a Portugal.
  • Entre 27 de setembro e 2 de outubro de 1989, o Presidente da República Portuguesa, Mário Soares, realizou uma Visita Oficial à Hungria.
  • Entre 11 e 15 de abril de 1999, o Presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio, realizou uma Visita Oficial à Hungria.
  • A 27 de janeiro de 2000, o Primeiro-Ministro da Hungria, Viktor Orban, realizou uma deslocação a Portugal, reunindo com o Presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio, em Lisboa.
  • Entre 15 e 18 de setembro de 2002, o Presidente da República da Hungria, Ferenc Mádl, realizou uma Visita de Estado a Portugal.
  • A 24 de setembro de 2003, a Presidente da Assembleia da República da Hungria, Katalin Szili, realizou uma deslocação a Portugal, sendo recebido em audiência pelo Presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio, no Palácio de Belém.
  • Entre 17 e 19 de outubro de 2003, o Presidente da República da Hungria, Ferenc Mádl, participou no Encontro Informal de Chefes de Estado em Arraiolos.
  • A 22 e 23 de outubro de 2006, o Presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, realizou uma deslocação à Hungria, por ocasião das Comemorações do 50º Aniversário da Revolução Húngara.
  • A 27 de abril de 2008, o Primeiro-Ministro da Hungria, Ferenc Gyurcsány, realizou uma deslocação a Portugal, sendo recebido em audiência pelo Presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, no Palácio de Belém.
  • A 8 e 9 de abril de 2011, o Presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, realizou uma deslocação a Budapeste, no âmbito da sua participação no Encontro Informal de Chefes de Estado do Grupo de Arraiolos.
  • A 3 de maio de 2013, o Primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orban, realizou uma deslocação a Portugal, sendo recebido em audiência pelo Presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, no Palácio de Belém.
  • A 1 de fevereiro de 2020, o Primeiro-Ministro da Hungria, Viktor Orban, participou na Cimeira Amigos da Coesão, em Beja.
  • A 14 de julho de 2020, o Primeiro-Ministro de Portugal, António Costa, realizou uma deslocação à Hungria, onde se reuniu com o seu homólogo húngaro, Viktor Orban, para discutir temas da agenda europeia.
  • A 7 de maio de 2021, o Primeiro-Ministro da Hungria, Viktor Orban, participou na Cimeira Social do Porto, organizada no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.
  • A 14 de junho de 2021, o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, realizou uma deslocação à Hungria, por ocasião do jogo da Seleção Nacional Portuguesa no Campeonato Europeu de Futebol.

                                                                                                                    

Relações Económicas

 

Relações Culturais

 

Conselhos aos Viajantes

 

 

Titulares dos Cargos

  • Partilhe