Hungria |
![]() |
Capital: Budapeste
Língua Oficial: Húngaro
População: 9 730 772 (2021, Hungarian Central Statistical Office)
Modo de governo: República Parlamentar
Relações Bilaterais
As relações bilaterais entre Portugal e a Hungria são boas e a agenda de visitas e encontros bilaterais tem sido muito dinâmica. O interesse mútuo entre os dois povos tem-se intensificado nos últimos anos, o que se tem notado no aumento significativo no fluxo turístico em ambas direções, no sucesso dos programas de intercâmbio de estudantes e no interesse crescente por manifestações culturais e artísticas que aproximem os dois países. Neste contexto, não surpreende que a aprendizagem da língua portuguesa na Hungria esteja em expansão, sendo já ensinada em sete escolas secundárias e em outras sete instituições de ensino superior. Este interesse pela nossa língua, e pelos países que a falam, reflete-se no facto da Hungria se ter tornado Observador Associado da CPLP, com o objetivo de aprofundar ao nível político, económico e cultural o seu relacionamento com esta comunidade e prosseguir a promoção e difusão da língua portuguesa.
No plano económico, o relacionamento bilateral tem crescido a um ritmo sustentado. Em 2020, o mercado húngaro representava o 25º cliente comercial e o 18º fornecedor de Portugal, tendo o nosso país exportado para este mercado 297 milhões EUR em bens e importado 474 milhões EUR. Para a Hungria, Portugal foi o seu 27º cliente e 39º fornecedor. As empresas nacionais com uma presença direta neste mercado atuam em áreas tão diversas como a construção e engenharia, telecomunicações, consultoria, serviços financeiros, cortiça e têxteis.
A Hungria destaca-se em termos da sua facilidade de comércio internacional, em boa parte pela sua privilegiada situação geográfica no centro da Europa, e o mercado húngaro pode constituir um dos potenciais centros logísticos de distribuição de bens e serviços portugueses para outros mercados da região. Portugal tem vindo a dedicar especial atenção à promoção das exportações portuguesas no setor agroalimentar, dos vinhos e da fileira casa, bem como às oportunidades no setor dos moldes.
Data de reconhecimento do país:
Em setembro de 1911 a Áustria-Hungria reconhece a República Portuguesa.
Data do estabelecimento de relações diplomáticas:
Em 1 de julho de 1974 Portugal restabelece relações diplomáticas com a Hungria.
Primeira Enviatura: Em 15 de Novembro de 1974, apresenta credenciais Embaixador Fernando Lopes Vieira, como residente em Budapeste.
Representação diplomática e consular de Portugal na Hungria: Embaixada de Portugal em Budapeste e respetiva Secção Consular. O embaixador Jorge Ayres Roza de Oliveira tomou posse a 3 de julho de 2020 como Embaixador de Portugal na Hungria.
Consulados Honorários de Portugal na Hungria: 0
Inscrições consulares (2021) | 266 |
Nº de titulares de CC com morada na Hungria | 416 |
Vistos emitidos no posto (2021) | 24 |
Presenças consulares (2021) | Não se realizaram |
Nacionais detidos | 2 |
Associações de portugueses | Não existem |
Apoios financeiros concedidos às associações | Não existem |
Representação consular da Hungria em Portugal: Embaixada da Hungria em Lisboa. O Embaixador Miklós Tamás Halmai apresentou credenciais a 17 de setembro de 2019 como Embaixador da Hungria em Lisboa. A Hungria dispõe de 4 Consulados Honorários em Portugal, nas cidades do Porto, Tavira, Funchal e Ponta Delgada.
Comunidade da Hungria em Portugal | 946 indivíduos |
Acordos bilaterais:
- Em 4 de junho de 1920, Afonso Costa assina no Trianon o Tratado de Paz com a Hungria, ratificado em lei publicada a 6 de agosto de 1923.
- A 23 de janeiro de 1975, assina-se em Lisboa um Acordo com a Hungria sobre trocas comerciais e o desenvolvimento da cooperação económica, industrial e técnica.
- A 22 de maio de 1975, é assinado em Lisboa o Acordo de Transportes Aéreos entre o Governo de Portugal e o Governo da República Popular da Hungria
- A 14 de janeiro de 1976, é assinado em Budapeste o Acordo Cultural entre a República Portuguesa e a República Popular da Hungria
- A 19 de março de 1976, é assinado em Lisboa o Acordo entre o Governo da República Portuguesa e o Governo da República Popular da Hungria sobre Cooperação no Domínio do Turismo
- A 13 de maio de 1976, é assinado em Budapeste o Acordo entre o Governo da República Portuguesa e o Governo da República Popular da Hungria e respetivo Protocolo sobre Transportes Internacionais de Pessoas e de Mercadorias por Estrada
- A 31 de março de 1977, é assinado em Budapeste o Acordo de Cooperação Científica e Técnica entre o Governo da República Portuguesa e o Governo da República Popular da Hungria
- A 24 de março de 1979, assina-se em Budapeste o Acordo entre o Governo da República Portuguesa e o Governo da República Popular da Hungria sobre Transportes Marítimos
- A 22 de maio de 1981, assina-se em Lisboa o Acordo sobre Proteção Recíproca de Indicações de Proveniência, Denominações de Origem e Denominações Similares
- A 15 de abril de 1985, assina-se em Budapeste o Acordo entre os Governos da República Portuguesa e a República Popular da Hungria Relativo à Cooperação Económica e Técnica.
- A 20 de setembro de 1991, é assinado em Budapeste o Acordo, por troca de notas, entre a República Portuguesa e a República da Hungria sobre Supressão de Vistos.
- A 28 de fevereiro de 1992, é assinado em Budapeste o Acordo entre a República Portuguesa e a República da Hungria sobre Promoção e Proteção Recíprocas de Investimentos.
- A 16 de maio de 1995, é celebrada em Lisboa a Convenção entre a República Portuguesa e a República da Hungria para Evitar a Dupla Tributação e Prevenir a Evasão Fiscal em Matéria de Impostos sobre o Rendimento.
- A 7 de outubro de 1996, celebra-se em Budapeste o Acordo de Cooperação em Matéria de Defesa entre o Ministério da Defesa Nacional da República Portuguesa e o Ministério da Defesa da República da Hungria.
- A 28 de janeiro de 2000, é assinado em Lisboa o Acordo entre a República Portuguesa e a República da Hungria sobre Readmissão de Pessoas em Situação Irregular.
- A 4 de novembro de 2002, é assinada em Budapeste a Convenção Consular entre a República Portuguesa e a República da Hungria.
- A 3 de novembro de 2005 assina-se em Lisboa o Acordo de Cooperação entre a República Portuguesa e a República da Hungria nas Áreas da Educação, Ciência, Ensino Superior, Cultura, Juventude, Desporto e Comunicação Social.
- A 28 de junho de 2018 assina-se em Lisboa o Acordo entre a República Portuguesa e a Hungria Relativo à Troca e à Proteção Mútua de Informação Classificada
Visitas de Estado e oficiais
- Entre 19 e 26 de março de 1979, o Presidente da República Portuguesa, António Ramalho Eanes, realizou uma Visita Oficial à Hungria.
- Entre 27 e 29 de setembro de 1982, o Presidente do Conselho Presidencial da República Popular da Hungria, Pál Losonczi, realizou uma Visita Oficial a Portugal.
- Entre 27 de setembro e 2 de outubro de 1989, o Presidente da República Portuguesa, Mário Soares, realizou uma Visita Oficial à Hungria.
- Entre 11 e 15 de abril de 1999, o Presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio, realizou uma Visita Oficial à Hungria.
- A 27 de janeiro de 2000, o Primeiro-Ministro da Hungria, Viktor Orban, realizou uma deslocação a Portugal, reunindo com o Presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio, em Lisboa.
- Entre 15 e 18 de setembro de 2002, o Presidente da República da Hungria, Ferenc Mádl, realizou uma Visita de Estado a Portugal.
- A 24 de setembro de 2003, a Presidente da Assembleia da República da Hungria, Katalin Szili, realizou uma deslocação a Portugal, sendo recebido em audiência pelo Presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio, no Palácio de Belém.
- Entre 17 e 19 de outubro de 2003, o Presidente da República da Hungria, Ferenc Mádl, participou no Encontro Informal de Chefes de Estado em Arraiolos.
- A 22 e 23 de outubro de 2006, o Presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, realizou uma deslocação à Hungria, por ocasião das Comemorações do 50º Aniversário da Revolução Húngara.
- A 27 de abril de 2008, o Primeiro-Ministro da Hungria, Ferenc Gyurcsány, realizou uma deslocação a Portugal, sendo recebido em audiência pelo Presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, no Palácio de Belém.
- A 8 e 9 de abril de 2011, o Presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, realizou uma deslocação a Budapeste, no âmbito da sua participação no Encontro Informal de Chefes de Estado do Grupo de Arraiolos.
- A 3 de maio de 2013, o Primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orban, realizou uma deslocação a Portugal, sendo recebido em audiência pelo Presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, no Palácio de Belém.
- A 1 de fevereiro de 2020, o Primeiro-Ministro da Hungria, Viktor Orban, participou na Cimeira Amigos da Coesão, em Beja.
- A 14 de julho de 2020, o Primeiro-Ministro de Portugal, António Costa, realizou uma deslocação à Hungria, onde se reuniu com o seu homólogo húngaro, Viktor Orban, para discutir temas da agenda europeia.
- A 7 de maio de 2021, o Primeiro-Ministro da Hungria, Viktor Orban, participou na Cimeira Social do Porto, organizada no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.
- A 14 de junho de 2021, o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, realizou uma deslocação à Hungria, por ocasião do jogo da Seleção Nacional Portuguesa no Campeonato Europeu de Futebol.
Relações Económicas
Relações Culturais
Conselhos aos Viajantes