República da Finlândia |
![]() |
Capital: Helsínquia
Língua Oficial: Finlandês e Sueco
População: 5.560.469 (Digital Population Data Services Agency DVV)
Modo de governo: República Parlamentar Unitária
Relações Bilaterais
Portugal e a Finlândia mantêm relações muito positivas, dinamizadas pelas diversas visitas de alto nível e contactos bilaterais dos últimos anos. Em janeiro de 2020, foi celebrado o centenário do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países, ocasião na qual foi divulgada uma declaração conjunta. Ambas as partes pretendem reforçar as relações económicas e comerciais, que apresentam elevado potencial de crescimento, e a cooperação em áreas como a gestão florestal, combate às alterações climáticas, ensino e cultura. No âmbito da aplicação dos Planos Nacionais de Recuperação e Resiliência, as áreas da digitalização, da transição verde, do emprego e competências e da saúde e serviços sociais são prioritárias para os dois países, abrindo a possibilidade do reforço da cooperação bilateral.
Data de reconhecimento do país: Portugal reconheceu a Finlândia a 19 de dezembro de 1919
Data do estabelecimento de relações diplomáticas: 10 de janeiro de 1920
Primeira Enviatura: Em 1920, Jorge José Rodrigues dos Santos, 2º Secretário da Legação em Estocolmo, Cristiana e Copenhaga, é enviado em Missão Extraordinária de Serviço Público, na qualidade de Encarregado de Negócios Interino para Legação em Helsínquia.
Representação diplomática de Portugal na Finlândia: Embaixada de Portugal em Helsínquia e respetiva Secção Consular. O Embaixador Francisco de Assis Morais e Cunha Vaz Patto apresentou credenciais a 17 de dezembro de 2020 como Embaixador de Portugal na Finlândia.
Consulados Honorários de Portugal na Finlândia: 0
Inscrições consulares (2021) | 1201 |
Vistos emitidos no posto (2021) | 3 |
Cidadãos portugueses residentes da Finlândia | 681 |
Presenças consulares (2021) | 0 |
Nacionais detidos | 0 |
Associações de portugueses | 0 |
Apoios financeiros concedidos às associações (2021) | 0 |
Representação diplomática da Finlândia em Portugal: Embaixada da República da Finlândia em Lisboa, e respetiva Secção Consular. A Embaixadora Satu Suikkari-Kleven apresentou credenciais a 2 de outubro de 2020 como Embaixadora da Finlândia em Portugal. A Finlândia dispõe ainda de 4 Consulados Honorários em Portugal, nas cidades de Faro, Funchal, Ponta Delgada e Porto.
Comunidade da Finlândia em Portugal | 1152 pessoas |
Acordos bilaterais:
- A 8 de março de 1930 é assinada em Lisboa, uma Convenção relativa ao comércio e à navegação, com a Finlândia.
- A 2 de dezembro de 1983, é assinado em Lisboa o Acordo Cultural entre o Governo da República Portuguesa e o Governo da República da Finlândia.
Visitas de Estado e oficiais
- Entre 30 de julho e 1 de agosto de 1975, o Presidente da República Portuguesa, Francisco da Costa Gomes, realizou uma Visita Oficial a Helsínquia, na Finlândia.
- Entre 28 e 31 de outubro de 1990, o Presidente da República da Finlândia, Mauno Koivisto, realizou uma Visita Oficial a Portugal.
- Entre 19 e 22 de março de 1992, o Primeiro-Ministro da Finlândia, Esko Aho, realizou uma deslocação a Portugal, sendo recebido em audiência pelo Presidente da República Portuguesa, Mário Soares, onde foram abordadas as perspetivas de adesão da Finlândia às Comunidades Europeias
- A 12 de junho de 1998 o Presidente da Finlândia, Martti Ahtisaari, realizou uma deslocação a Portugal, reunindo com o Presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio, no Palácio de Belém.
- A 23 de março de 2000, a Presidente da República da Finlândia, Tarja Halonen, realizou uma deslocação oficial a Portugal, sendo recebida em audiência pelo Presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio, no Palácio de Belém.
- Entre 8 e 11 de outubro de 2002, o Presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio, realizou uma Visita Oficial à Finlândia.
- Entre 17 e 19 de outubro de 2003, a Presidente da República da Finlândia, Tarja Halonen, realizou uma deslocação a Portugal, onde participou do Encontro Informal de Chefes de Estado que decorreu em Arraiolos.
- Entre 22 e 25 de abril de 2005, o Presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio, realizou uma deslocação oficial à Finlândia, no âmbito da sua participação no 2º Encontro Informal de Chefes de Estado, em Helsínquia
- A 12 de junho de 2007, o Primeiro-Ministro da Finlândia, Matti Vanhanenm realizou uma deslocação a Portugal, sendo recebido em audiência pelo Presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, no Palácio de Belém.
- A 25 de setembro de 2007, o Presidente do Parlamento da Finlândia, Sauli Niinistö, realizou uma deslocação a Portugal, sendo recebido em audiência pelo Presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, no Palácio de Belém.
- Entre 9 e 11 de fevereiro de 2012, o Presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, realizou uma visita oficial à Finlândia, por ocasião da Reunião Informal de Chefes de Estado Europeus, no âmbito do denominado Grupo de Arraiolos, em Helsínquia.
- A 11 de abril de 2013, o Primeiro-Ministro da Finlândia, Jyrki Katainen, realizou uma deslocação a Portugal, sendo recebido em audiência pelo Presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, no Palácio de Belém.
- De 29 a 30 de setembro de 2014, o Presidente da República da Finlândia, Sauli Niinistö, deslocou-se a Portugal, para participar no Encontro do Grupo de Arraiolos, que teve lugar em Braga.
- A 2 de outubro de 2018, o Primeiro-Ministro finlandês, Juha Sipilä, realizou uma visita oficial a Portugal, tendo sido recebido pelo homólogo português, António Costa.
- De 7 a 8 de maio de 2021, a Primeira-Ministra da Finlândia, Sanna Marin, deslocou-se a Portugal para participar na Cimeira Social do Porto e na reunião informal do Conselho Europeu, no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia.
Relações Económicas
Relações Culturais
Conselhos aos Viajantes