República Federal Democrática da Etiópia

Enquadramento

Em janeiro de 1959, data da primeira enviatura, Armando de Castro e Abreu, apresentou credenciais como Ministro Plenipotenciário residente em Adis Abeba. Em 1960, assume a categoria de Embaixador, exercendo o cargo até julho de 1963, ano em que se dá o corte das relações diplomáticas entre os dois países.

As relações diplomáticas entre Portugal e a Etiópia foram restabelecidas em julho de 1984.

 

Diálogo Político-Diplomático

O diálogo político-diplomático entre Portugal e a Etiópia é regular e inclui a periódica realização de Consultas Políticas Bilaterais de alto-nível, tendo a primeira ronda sido realizada em 2016. A última sessão deste mecanismo de coordenação político-diplomático decorreu em Adis Abeba, em Outubro de 2023 e foi presidida, pelo lado português, pelo Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação.

 

Relações económicas

A Etiópia é um dos maiores mercados do continente africano e um dos mais populosos países de África. A economia etíope regista altas taxas de crescimento e assenta, fundamentalmente, no setor dos serviços e da agricultura, nomeadamente de exportações de café, sementes oleaginosas e vegetais.

As relações comerciais têm elevado potencial. O mercado etíope apresenta boas oportunidades de negócios para as empresas portuguesas, nomeadamente nos setores da energia, saneamento, produtos farmacêuticos, aviação, confeções têxteis e telecomunicações.

 

Cooperação bilateral

A cooperação bilateral entre Portugal e a Etiópia tem-se expandido progressivamente, destacando-se a conclusão e implementação de acordos nos domínios da educação, ensino superior, turismo, tributação, transportes aéreos e apoio humanitário.

A área da educação é uma das prioridades no relacionamento bilateral entre Portugal e a Etiópia, com particular relevo para a cooperação entre Portugal e a Universidade de Adis Abeba para a ensino da língua portuguesa.

 

Plano consular

Portugal dispõe de uma Embaixada residente em Adis Abeba (Embaixadora Luísa Palma Fragoso), que assume simultaneamente a representação de Portugal na União Africana.

 

Conselhos aos Viajantes

https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/pt/vai-viajar/conselhos-aos-viajantes/africa/etiopia

 

Titulares dos Cargos

  • Partilhe