Reino da Dinamarca

Grecia

Capital: Copenhaga

Língua Oficial: Dinamarquês

População: 5 831 404 (2020, Banco Mundial)

Modo de governo: Monarquia Constitucional; Democracia Parlamentar

 

Relações Bilaterais

As relações entre Portugal e a Dinamarca são muito positivas, tanto no quadro bilateral como no seio da União Europeia. Com uma forte vertente atlântica, os dois países têm procurado reforçar a sua cooperação, nomeadamente nas áreas dos oceanos, alterações climáticas, inovação, digitalização e promoção do comércio livre. No quadro económico, as trocas comerciais têm registado uma trajetória positiva (de €860 milhões em 2019 para €946 milhões em 2020), existindo elevado potencial de crescimento. 

Data do estabelecimento de relações diplomáticas: Em 1641, o Embaixador Francisco de Sousa Coutinho e o Secretário António Moniz de Carvalho foram enviados por D. João IV ao Reino da Dinamarca no âmbito da diplomacia portuguesa da Restauração e em particular de uma embaixada aos países escandinavos. Os diplomatas não lograram, contudo, audiência formal com o Rei Cristiano IV, que não desejava comprometer a posição do seu país face ao quadro geral da Guerra dos Trinta Anos.

Primeira Enviatura: Em 20 de Janeiro de 1769, o Enviado Extraordinário Francisco de Melo e Carvalho entregou credenciais como residente na Legação em Copenhaga, funções que já vinha exercendo desde agosto 1767 e terminou em janeiro 1770.

Nota: Desde 1767 que os dois países mantêm quase ininterruptamente enviados nas respetivas capitais (com exceção do período entre 1866 e 1907, quando a Dinamarca não teve qualquer representante diplomático em Lisboa).

Representação diplomática e consular de Portugal na Dinamarca: Embaixada de Portugal em Copenhaga e respetiva Secção Consular. O Embaixador João Maria Cabral apresentou credenciais a 20 de abril de 2021 como Embaixador de Portugal na Dinamarca. Portugal dispõe ainda de 1 Consulado Honorário na Dinamarca.

Consulados Honorários de Portugal na Dinamarca: 1 - Odense

  • Bjarne Mouridsen desempenha as funções de Cônsul Honorário de Portugal em Odense. 
Inscrições consulares (2021) 4476
Nº de titulares de CC com morada registada na Dinamarca 3414
Vistos emitidos no posto (2021) 16
Presenças consulares (2021) 2
Nacionais detidos 2
Associações de portugueses 1
Apoios financeiros concedidos às associações 0                                                                                             

 

Representação diplomática e consular da Dinamarca em Portugal: Embaixada da Dinamarca em Lisboa. A Embaixadora Maria Nilaus Tarp apresentou credenciais a 29 de setembro de 2021 como Embaixadora da Dinamarca em Portugal. A Dinamarca dispõe ainda de 4 Consulados Honorários em Portugal, nas cidades de Faro, Porto, Funchal e Ponta Delgada.

 

Comunidade da Dinamarca em Portugal             A comunidade dinamarquesa residente em Portugal é composta por 1.333 pessoas.

 

Acordos bilaterais:

 

Visitas de Estado e oficiais

  • Entre 25 e 28 de junho de 1984, a Rainha Margarida II da Dinamarca realizou uma visita Oficial a Portugal.
  • Entre 5 e 9 de maio de 1992, o Presidente da República de Portugal, Mário Soares, realizou uma Visita de Estado à Dinamarca.
  • A 27 e 28 de junho de 2002, o Presidente da República de Portugal, Jorge Sampaio, realizou uma visita Oficial à Dinamarca.
  • De 12 a 13 de abril de 2018, o Primeiro-Ministro da Dinamarca, Lars Rasmussen, deslocou-se a Lisboa para uma reunião de trabalho com o Primeiro-Ministro de Portugal, António Costa.
  • De 7 a 8 de maio de 2021, a Primeira-Ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, deslocou-se a Portugal para participar na Cimeira Social do Porto e na reunião informal do Conselho Europeu, no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia.

                                                                                                                    

Relações Económicas

 

Relações Culturais

  • Não existe representação do Instituto Camões na Dinamarca.

 

Conselhos aos Viajantes

 

 

Titulares dos Cargos

  • Partilhe