República da Croácia

Grecia

Capital: Zagreb

Língua Oficial: Croata

População: 4 065 253 (2019, Banco Mundial)

Modo de governo: República democrática parlamentar

 

Relações Bilaterais

As relações Portugal-Croácia têm diferentes pontos de convergência, sendo que a agenda europeia passou a ocupar um lugar proeminente, após a adesão da República Croata à União Europeia, a 1 de julho de 2013. Temas europeus regularmente abordados pelos dois países incluem, por exemplo, as migrações, as fronteiras da União, ou a cooperação em Proteção Civil. Neste último domínio salienta-se a colaboração de Portugal com a Croácia no âmbito do Mecanismo Europeu de Proteção Civil, através do qual se apoiou o país balcânico no seguimento do terramoto de dezembro de 2020. Relativamente a outras áreas, notam-se as boas relações parlamentares, lembrando a formação do Grupo Parlamentar de Amizade Croácia-Portugal no Parlamento croata, em dezembro 2020. Regista-se ainda um potencial de aprofundamento de relações no âmbito do turismo (e.g. OMT, complementaridade em formação profissional), dos recursos marítimos, e das relações económicas.    

Data de reconhecimento do país: Portugal reconheceu a República da Croácia a 15 de janeiro de 1992.

Data do estabelecimento de relações diplomáticas: 3 de fevereiro de 1992.

Primeira Enviatura: Em 23 de Maio de 1996, o Embaixador residente em Budapeste, José Queiroz de Barros, apresentou credenciais como não residente em Zagreb.

Representação diplomática e consular de Portugal na Croácia: Embaixada de Portugal em Zagreb e respetiva secção consular. A Embaixadora Maria Paula Vieira Ferreira Leal da Silva apresentou credenciais a 2 de dezembro de 2020.

 

Inscrições consulares 188
Vistos emitidos no posto (2020) 8
Presenças consulares (2020) 0
Nacionais detidos 0
Associações de portugueses 0
Apoios financeiros concedidos às associações 0                                                                                      

 

Representação diplomática e consular da Croácia em Portugal: Embaixada da Croácia em Lisboa. A Embaixadora Anita Tršić apresentou credenciais a 9 de dezembro de 2019 como embaixadora da Croácia em Lisboa. A Croácia dispõe de 3 Consulados Honorários em Portugal, nas cidades de Faro, Funchal e Porto.

Comunidade da Croácia em Portugal 375 

 

Acordos bilaterais:

 

Visitas de Estado e oficiais

  • A 6 de junho de 1998, o Presidente da República da Croácia, Franjo Tudjman, realizou uma visita oficial a Portugal.
  • Entre 4 e 6 de abril de 2004, o Presidente da República da Croácia, Stjepan Mesié, realizou uma visita oficial a Portugal.
  • A 18 e 19 de maio de 2017, o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, realizou uma visita de Estado à Croácia.
  • A 11 e 12 de maio de 2018, a Presidente da República da Croácia, Kolinda Grabar-Kitarović, realizou uma visita de Estado a Portugal.

                                                                                                                    

Relações Económicas

 

Relações Culturais

 

Conselhos aos Viajantes

 

Titulares dos Cargos

  • Partilhe