Relações Bilaterais

Portugal mantém históricas relações de amizade com a República Argentina, tendo sido o primeiro país do mundo a reconhecer a sua independência, em 1821. A Argentina foi, por seu turno, um dos primeiros países a reconhecer a implantação da República em Portugal, em 1910. A primeira representação diplomática, ou “Enviatura”, data de 28 de julho de 1821, quando João Manuel de Figueiredo assumiu funções como primeiro Cônsul de Portugal na Argentina. Em 2021, foi celebrado o bicentenário do estabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países, com a realização de uma série de iniciativas bilaterais, destacando-se a visita a Portugal do então Presidente da República Argentina.

O relacionamento bilateral tem vindo a ser aprofundado no plano político-diplomático como numa multitude de setores que vão da economia à cultura, passando pela ciência, tecnologia e ambiente. Neste último domínio em particular, Portugal e a Argentina têm vindo a desenvolver uma cooperação frutuosa, desde a assinatura, em 2020, de um MdE em Matéria de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que enquadra uma agenda de cooperação ambiciosa.  Encontram-se ainda em vigor vários outros instrumentos bilaterais de particular relevo, tais como um Acordo sobre Transporte Aéreo, um Acordo de Cooperação Turística, uma Convenção sobre Segurança Social ou ainda um Acordo sobre a Promoção e a Proteção Recíproca de Investimentos.

 

No domínio económico e comercial, Portugal tem vindo a impulsionar, em anos recentes, aprofundamento do seu relacionamento económico bilateral com a Argentina. Muito embora a balança comercial de bens continue a tender a ser desfavorável a Portugal (que vende, sobretudo, produtos químicos, e compra produtos agroalimentares), a balança comercial de serviços, por outro lado, tem vindo a apresentar, nos últimos anos, saldos favoráveis a Portugal, assentes nomeadamente no crescimento das receitas do turismo. Existem atualmente 16 empresas nacionais com presença direta no mercado argentino, na sua maioria ligadas aos setores de energia e ambiente, hotelaria, cortiça e construção.

Mais informação em: 

https://myaicep.portugalexporta.com/mercados-internacionais/ar/argentina?setorProduto=-1

 

As relações culturais bilaterais assentam no Acordo Cultural assinado em 1981.

O ensino de português tem crescido de forma significativa na Argentina, tanto no âmbito curricular como extracurricular, bem como no número de programas dirigidos à formação de docentes.

Já no domínio da promoção da cultura portuguesa tem tido particular destaque a literatura, o cinema e a música. Diversos autores portugueses têm sido convidados a participar na Feira Internacional do Livro de Buenos Aires, um dos certames literários mais importantes da América Latina, que contará com Lisboa como cidade convidada na edição de 2024. Portugal tem igualmente sido presença assídua, com diversos filmes, no Festival Internacional de Cinema de Buenos Aires. Por último, o Festival de Fado de Buenos Aires já se consagrou no panorama cultural da capital argentina, decorrendo todos os anos, com a presença dos mais renomados fadistas portugueses.

Mais informação em: 

https://www.instituto-camoes.pt/sobre/onde-estamos/argentina

 

No plano consular, residem na Argentina 8.026 cidadãos nacionais com morada de Cartão de Cidadão registada no país, muito embora o número de cidadãos portugueses inscritos na rede consular na Argentina ascenda a 14 268. Estima-se que o número real de portugueses e luso-descendentes no país ronde os 50 mil, constituindo-se como terceira maior comunidade portuguesa na América Latina, depois do Brasil e da Venezuela.

Portugal dispõe de uma Embaixada em Buenos Aires (com Secção Consular) e de três Consulados Honorários nas cidades de Comodoro Rivadavia, Mendoza e Rosário.

 

Conselhos aos Viajantes

https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/pt/vai-viajar/conselhos-aos-viajantes/america/argentina

 

 

Titulares dos Cargos



Registo em Imagens

Argentina almoço oferecido PR a EP 1947

Almoço oferecido pelo Presidente da República a Sra. Eva Peron por ocasião da visita a Portugal, 1947

 Argentina antes almoço PR EP

Antes do almoço. 

 Argentina visita Mme Peron 1947

Boas-vindas a Sra Peron, 1947

  • Partilhe