Titular do posto
Francisco Durão Ferreira Alegre Duarte
Relações Diplomáticas
- Em 1482 o navegador Diogo Cão, encarregado pelo Rei D. João II de continuar a explorar a costa africana em direção ao Cabo da Boa Esperança, chegou à foz do Rio Zaire, tendo estabelecido relações com o Rei do Congo.
- A presença portuguesa em Angola consolidou-se a partir da segunda metade do século XVI através do estabelecimento de políticas de aliança com os monarcas locais, da nomeação de governadores para a região e da fundação da cidade de São Paulo de Luanda.
- No século XIX, um conjunto de fatores, incluindo a independência do Brasil, a Conferência de Berlim (1884-5) e interesses conflituantes relativamente a outros países europeus, Portugal começou a promover uma colonização mais sistemática de Angola, nomeadamente promovendo a ocupação do interior do território.
- A 15 de janeiro de 1975 realiza-se em Alvor, Acordo entre o Estado português e a Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA), o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) e a União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA).
- A 11 de novembro de 1975 é proclamada a independência de Angola, que Portugal reconhece como Estado soberano.
- A 22 de fevereiro de 1976 o Governo português reconhece formalmente a República Popular de Angola e o seu Governo.
- A 9 de março de 1976 estabeleceram-se relações diplomáticas com Angola.
- A 26 de junho de 1978 os Presidentes de Portugal e Angola participam na cerimónia de assinatura do Acordo geral de cooperação entre ambos os países, em Bissau.
- A 20 de julho de 1979, Acordo cultural com Angola.
- A 26 de março de 1982 é assinado em Luanda Acordo de cooperação económica.
- A 29 de setembro de 1987 realiza-se em Lisboa Acordo de cooperação com Angola no domínio da educação, do ensino, da investigação científica e da formação de quadros.
- A 20 de abril de 1991 celebra-se em Lisboa Acordo de cooperação luso-angolano no domínio da indústria, dos petróleos, e energético.
- A 04 de maio de 2006 assina-se em Luanda um Acordo de cooperação científica e tecnológica.
Primeira Enviatura
- A 22 de Março de 1977, João de Sá Coutinho Sotto Maior apresenta credenciais como Embaixador residente em Luanda.