Titular do posto
Nuno Filipe Alves Salvador e Brito
Apresentou credenciais a 7 de abril de 2022
Relações Diplomáticas
- As relações anglo-portuguesas são bastante antigas, datando já do século XIII a assinatura de um conjunto de acordos.
- No último quarto do século XIV são estabelecidos tratos de aliança que culminam na assinatura, a 9 de maio de 1386, de um Tratado de Paz e Aliança entre D. João I e Ricardo II de Inglaterra (denominado “Primeiro Tratado de Windsor”) que abrangia cláusulas militares, políticas e comerciais.
- A 10 de junho de 1654 é assinado em Westminster o Tratado de paz e aliança entre D. João IV e os representantes de Oliver Cromwell, Protetor de Inglaterra, o qual concedia grandes privilégios ao comércio e súbitos britânicos.
- Em 23 de junho de 1661 Afonso VI e Carlos II de Inglaterra assinamem Whitehall o Tratado de Paz e Amizade que estabelece o casamento de D. Catarina de Bragança com o soberano britânico, sendo dada, como parte do dote, a posse de Tanger, Bombaim, outras possessões, dois milhões de cruzados em dinheiro e a liberdade do comércio para os ingleses no Brasil e na Índia.
- A 27 de dezembro de 1703 é assinado em Lisboa o Tratado de comércio entre D. Pedro II e Ana de Inglaterra, também conhecido como Tratado de Panos e Vinhos ou Tratado de Methuen.
- A 10 de novembro de 1910 o Governo britânico reconhece "de facto" a República Portuguesa.
- A 11 de setembro de 1911 a República Portuguesa é reconhecida “de jure” pela Grã-Bretanha.
- A 16 de novembro de 1914 é assinada a Convenção Luso-Britânica em que se declaram em vigor os antigos Tratados de Aliança.
- A 16 de maio de 1918 o Reino Unido reconhece o Presidente Sidónio Pais e o seu Governo.
Primeira Enviatura
- No início de 1641, Antão de Almada e Francisco de Andrade Leitão chegaram a Londres chefiando conjuntamente uma Embaixada que visava o reconhecimento da independência portuguesa e da legitimidade de D. João IV, bem como a retoma da aliança entre os dois países. Após terem sido recebidos pelo rei Carlos I e concluído com sucesso um Acordo bilateral, os Embaixadores regressaram a Lisboa deixando como residente António de Sousa Macedo.
AICEP
Camões
Registo em Imagens
Entrega de credenciais em 1945
Duque de Kent Visita de Isabel II (1957) Visita de Isabel II (1957)