República Federal da Nigéria

Enquadramento

Em julho de 1975, Portugal e a Nigéria estabeleceram relações diplomáticas. Em agosto de 1976, data da primeira enviatura, João Uva de Matos Proença apresenta credenciais como Embaixador residente em Lagos.

 

Diálogo político-diplomático

O relacionamento entre Portugal e a Nigéria é positivo e tem-se aprofundado recentemente, nomeadamente com a Visita de Estado do Presidente da Nigéria a Lisboa, em 2022.

 

Relações económicas

A Nigéria é uma das maiores economias da África Subsariana e o maior produtor de petróleo do continente. O crescimento e diversificação da economia do país tem também sido impulsionada pelos setores agrícolas, telecomunicações e serviços.

As relações comerciais entre Portugal e a Nigéria são consistentes e com tendência para se aprofundarem e diversificarem. A Nigéria é já um importante parceiro comercial em geral, e um dos mais destacados no fornecimento de hidrocarbonetos. Por outro lado, as empresas portuguesas assumem particular relevância no mercado nigeriano, com especial destaque para o sector da engenharia, construção e desenvolvimento de infraestruturas.

 

Cooperação bilateral

No plano da cooperação bilateral, destacam-se o setor energético, a área da segurança e defesa, cultura e desenvolvimento.

No âmbito da segurança e defesa, destaca-se o setor da segurança marítima. A Nigéria é um dos países parceiros da Iniciativa Mar Aberto, uma iniciativa que consiste em ações de cooperação e promoção da segurança marítima, com enfoque na região do Golfo da Guiné. A Nigéria toma também parte do projeto de cooperação delegada da União Europeia, SWAIMS, que visa reforçar a resposta operacional, no domínio da segurança marítima, dos países costeiros da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

 

Plano consular

A rede diplomática portuguesa na Nigéria abrange a Embaixada de Portugal em Abuja (Embaixador Paulo Martins dos Santos) e um Consulado-Honorário em Lagos.

 

Conselhos aos Viajantes

https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/pt/vai-viajar/conselhos-aos-viajantes/africa/nigeria

 

Titulares dos Cargos

  • Partilhe