República de Malta

Malta

Capital: Valeta

Língua Oficial: Maltês e Inglês

População: 522 mil (2021, FMI)

Modo de governo: República Parlamentar

 

Relações Bilaterais

Portugal e Malta mantêm relações globalmente positivas, com margem para progressão. Ambos os países apresentam pontos de convergência no quadro da agenda europeia e internacional, participando, conjuntamente, em organizações e iniciativas regionais – UE; União para o Mediterrâneo; EUMED; Grupo de Arraiolos; OSCE; OCDE.

Primeira Enviatura: Em 12 de julho de 1975, o Embaixador residente em Roma, Virgílio Armando Martins, apresentou credenciais como não residente em Valeta.

Representação diplomática de Portugal em Malta: Não existe, atualmente, representação permanente de Portugal em Malta. Os assuntos relacionados com este país são acompanhados pela Embaixada de Portugal em Roma. O Embaixador residente em Roma, Bernardo Luis de Carvalho Futscher Pereira, é por inerência Embaixador não-residente em Malta, tendo sido nomeado a 28 de outubro de 2022.

 

Nº de titulares de CC com morada registada em Malta (março 2022) 284
Presenças consulares (2021) 1
Nacionais detidos 0
Associações de portugueses 1
Apoios financeiros concedidos às associações 0                                                                    

 

Representação diplomática de Malta em Portugal: Embaixada da República de Malta em Lisboa. O Embaixador John Camilleri apresentou credenciais a 20 de julho de 2020 como Embaixador da República de Malta em Lisboa. A República de Malta dispõe de 3 Consulados Honorários em Portugal, nas cidades de Ponta Delgada, Porto e Tavira.

 

Comunidade de Malta em Portugal A comunidade maltesa residente em Portugal é composta por 109 indivíduos, 59 homens e 50 mulheres. 

 

Acordos bilaterais:

 

Visitas de Estado e oficiais

  • Entre 21 e 23 de janeiro de 1993, o Primeiro-ministro de Malta, Edward Fenech Adami, realizou uma visita oficial a Portugal.
  • Entre 9 e 11 de outubro de 1994, o Presidente da República portuguesa, Mário Soares, esteve em Malta em visita oficial.
  • A 26 de outubro de 2004, o Presidente da República de Malta, Edward Fenech Adami, efetuou uma visita de trabalho a Portugal, tendo sido recebido pelo Presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio.
  • A 18 de maio de 2007, o Primeiro-ministro de Malta, Lawrence Gonzi, realizou uma visita oficial a Portugal, tendo sido recebido pelo Presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva.
  • A 12 e 13 de novembro de 2008, o Presidente da República de Malta, Edward Fenech Adami, realizou uma visita oficial a Portugal.
  • A 14 e 15 de setembro de 2017, o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, esteve em Valeta, no âmbito da sua participação no 13º Encontro Informal de Chefes de Estado Europeus do Grupo de Arraiolos, que decorreu nessa capital, sob o tema “Cruzando Fronteiras”
  • A 15 e 16 de maio de 2018, a Presidente da República de Malta, Marie-Louise Coleiro Preca, realizou uma Visita de Estado a Portugal.
  • A 9 de outubro de 2018, a Presidente da República de Malta, Marie-Louise Coleiro Preca, participou na sessão inaugural da 4ª Conferência Regional de alto nível sobre o empoderamento das mulheres, organizada pela União para o Mediterrâneo e pelo Governo Português, em Lisboa.
  • A 1 de fevereiro de 2020, o Primeiro-Ministro de Malta, Robert Abela, participou na Cimeira dos Amigos da Coesão, em Beja.
  • A 6 de outubro de 2022, o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, participou, em Valeta, no 17º Encontro informal de Chefes de Estado Europeus do Grupo de Arraiolos, sob o tema “Avaliação da Eficácia da União Europeia enquanto ator global perante as ameaças eminentes em particular nas Vizinhanças Sul e a Leste”.

                                                                                                                    

Relações Económicas

 

Relações Culturais

  • Não existe representação do Instituto Camões em Malta.

 

Conselhos aos Viajantes

  • Partilhe