As relações entre Portugal e a região da Ásia-Pacífico encontram-se enraizadas na História. Os navegadores portugueses foram os primeiros a criar e a explorar rotas marítimas comerciais entre a Europa e a Índia e foram os primeiros europeus a estabelecer contactos com o Japão.

asia

A Embaixada de Portugal em Banguecoque é uma das mais antigas missões diplomáticas no mundo. A transferência da soberania de Macau para a China decorreu em 1999, após 500 anos de presença portuguesa, e ainda podemos encontrar traços da influência cultural portuguesa na Indonésia e na Malásia, entre outros países da região. O português é língua oficial de Timor-Leste, nosso parceiro na CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Estas ligações históricas e culturais proporcionam um enorme potencial de desenvolvimento do nosso relacionamento bilateral com os países da região. Como tal, é importante refletir esse conhecimento mútuo em ações concretas de cooperação, envolvendo também o setor privado e a sociedade civil.

 

  • Partilhe