O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) assegura a prossecução de uma política de ensino e divulgação da língua e da cultura portuguesas no estrangeiro, primariamente através do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P..

O trabalho do MNE nestes domínios é essencial na afirmação do país no plano externo. A promoção da língua portuguesa como veículo de comunicação internacional, diplomático e científico, a manutenção de níveis de exigência e de excelência no ensino da língua em todo o mundo, a divulgação da cultura portuguesa, em particular, e lusófona, em geral, são apenas alguns dos planos em que se desenvolve este trabalho.

A língua portuguesa está presente em todos os continentes habitados, sendo o idioma oficial de mais de 270 milhões de pessoas em todo o mundo. É a terceira língua europeia mais falada (depois do inglês e do espanhol) e um dos idiomas em mais rápida expansão como segunda língua e língua de negócios.

Os Centros Culturais Portugueses e os Centros de Língua Portuguesa geridos pelo Camões, I. P. são uma das faces mais visíveis deste trabalho, aos quais se somam a gestão ou apoio a Cátedras de investigação e a gestão das suas Bibliotecas, físicas e virtuais, bem como a Coordenação do Ensino Português no Estrangeiro. O Camões conta atualmente com Centros Culturais em 16 países, e com 69 Centros de Língua Portuguesa em 41 países.

Estas estruturas, que trabalham em grande proximidade com as embaixadas e consulados locais, são fulcrais para a divulgação e perceção global de Portugal como um país moderno, progressista e atento tanto à sua herança cultural como à sua visão para o futuro.

As atribuições do Ministério dos Negócios Estrangeiros no âmbito da língua e da cultura são executadas em estreita colaboração com o Ministério da Cultura e com o Ministério da Educação e Ciência.

 

Infográfico Lingua Portuguesa

  • Partilhe