Diplomacia pública é a atividade diplomática praticada junto de atores não estatais. Consiste em informar, comunicar e interagir com a sociedade civil: a comunicação social, os académicos, os empresários, o público em geral. Através da diplomacia pública os diplomatas procuram transmitir uma imagem correta do país, promovendo as suas valências, fatores diferenciadores e competitivos.

Face às tendências da globalização, à crescente mobilidade das populações e importância das opiniões públicas, e o desenvolvimento das tecnologias de informação, que encurtam a distância e o tempo de comunicação, a diplomacia pública tornou-se imprescindível, designadamente na sua dimensão digital.

A rede diplomática portuguesa pratica diariamente ações de diplomacia pública, abrindo as embaixadas e promovendo a cultura e os produtos portugueses junto dos públicos estrangeiros, em coordenação com as agências e institutos relevantes como a AICEP, o Camões ou o Turismo de Portugal.

A maioria das nossas embaixadas e consulados está presente no espaço digital, através de sítios e contas nas redes sociais. Através desses canais divulgam iniciativas de promoção da imagem do nosso país, bem como posições nacionais relevantes no âmbito da política externa.

O principal agregador da diplomacia pública digital portuguesa é o Portal Diplomático, através do qual os utilizadores podem aceder ao universo MNE (Ministério dos Negócios Estrangeiros), bem como a informação temática acerca do nosso país de uma forma estruturada.

  • Partilhe