2

O Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação (SENEC), Francisco André, esteve cinco dias em Angola, onde manteve encontros bilaterais com diferentes membros do Governo angolano, com parceiros internacionais e com a comunidade portuguesa residente naquele país.

A deslocação iniciou-se, precisamente, com reuniões políticas com três ministros - o Ministro das Relações Exteriores, Téte António, o Ministro de Estado para a Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior, e com a Ministra da Educação, Luisa Grilo.

WhatsApp Image 2022 05 12 at 20.53.59

Na área da Educação, Angola e Portugal assinaram um protocolo relativo ao projeto-piloto “Exames Nacionais Angola 2022”, que será realizado em junho para mais de dois mil alunos das 18 províncias angolanas, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. O memorando de cooperação foi assinado na sede do Ministério da Educação angolano, em Luanda, na presença do Secretário de Estado português, que visitou também duas escolas portuguesas em Angola – a Escola Portuguesa do Lubango e a Escola Portuguesa de Luanda – Centro de Ensino e Língua Portuguesa – tendo interagido com professores, alunos e funcionários.A promoção das relações económicas entre Portugal e Angola, assim como a divulgação da II Conferência das Nações Unidas sobre o Oceano dominaram as agendas das reuniões.

WhatsApp Image 2022 05 12 at 20.54.00 1
A visita do SE Francisco André a Angola passou pelas províncias do Namibe e Huíla, onde foi acompanhado pelo Secretário de Estado da Agricultura e Pecuária angolano, João Cunha, tendo ambos constatado os progressos notórios registados na implementação do projeto de Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola - FRESAN , implementado por Portugal na modalidade de cooperação delegada da UE.O governante português notou como a parceria entre Angola, Portugal e a União Europeia está cada vez mais forte.

WhatsApp Image 2022 05 12 at 20.53.54 WhatsApp Image 2022 05 12 at 20.53.56
WhatsApp Image 2022 05 12 at 20.53.57 WhatsApp Image 2022 05 12 at 20.53.56 1

Ainda em Angola, o SENEC participou na “Flagship Blue Talk” de Luanda, a menos de 50 dias da Conferência dos Oceanos Nações Unidas, que se realiza em Lisboa entre os dias 27 de junho e 1 de julho. Neste encontro debateram-se a promoção da economia do mar e a proteção dos oceanos no quadro da implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Recordando a urgência em redobrar esforços em prol da sustentabilidade dos oceanos por parte de todos os atores públicos e privados, o Secretário de Estado Francisco André sublinhou o potencial que os oceanos têm em diversas áreas, em especial o conceito da Economia Azul, aliado às transições verde e digital. Defendeu ainda a adoção de soluções tecnológicas inovadoras para a preservação dos oceanos como elemento absolutamente crucial para mitigar os efeitos das alterações climáticas.

No final do encontro, o Secretário de Estado Francisco André fez um balanço positivo desta visita de cinco dias em território angolano, sublinhando as excelentes relações entre os dois países, que devem ser permanentemente alimentadas e reforçadas.

WhatsApp Image 2022 05 12 at 20.54.00

 

  • Partilhe