O Ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, participa esta quinta-feira, em Barcelona, no 7.º Fórum Regional da União para o Mediterrâneo (UpM), a que se segue a reunião ministerial UE-Vizinhança Sul.

O Fórum junta os chefes da diplomacia dos 42 estados-membros da UpM – que integra os 27 países da União Europeia e outros 15 países mediterrânicos do Norte de África, Médio Oriente e Europa –, sendo presidido pelo Alto Representante da UE para a Política Externa e de Segurança, Josep Borrell, e pelo MNE da Jordânia, Ayman Safadi. Neste encontro, que decorre no período da manhã, os ministros analisarão as perspetivas da cooperação, de desenvolvimento e da integração na região Euro-Mediterrânica, tendo também por base um conjunto de recomendações formuladas por jovens.

Da parte da tarde, o enfoque estará no potencial da parceria entre a União Europeia e os parceiros da Vizinhança Sul. Serão ainda passados em revista temas de interesse partilhado, nomeadamente a segurança energética e a segurança alimentar.

  • Partilhe