MNE na Ucrânia9

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho visitou a Ucrânia esta quarta-feira, 24 de agosto, dia em que passam precisamente 6 meses desde a invasão e em que o país assinala o 31.º aniversário da sua independência. O chefe da diplomacia portuguesa reiterou o apoio e a cooperação de Portugal ao país em guerra. O MNE manifestou a “honra por ter sido recebido pelo Presidente Zelensky”, a quem entregou “uma carta do nosso Presidente da República” e manifestou “a total solidariedade de Portugal”.

MNE na Ucrânia11

MNE na Ucrânia14


Ao seu homólogo, Dmytro Kuleba, com quem manteve uma reunião de trabalho, Ministro dos Negócios Estrangeiros português destacou o “privilégio em estar no território num dia tão significativo, assinalando todo o apoio português.

MNE na Ucrânia10
Portugal está empenhado no plano de reconstrução da Ucrânia “Fast Recovery Plan”, assumindo a reabilitação de escolas como prioritária. Jitomir - onde vários estabelecimentos de ensino foram, parcial ou totalmente, destruídos - é um dos locais-chave para os esforços da cooperação portuguesa, tal como o Ministro João Gomes Cravinho teve oportunidade de reiterar junto das autoridades locais.

 MNE na Ucrânia1  MNE na Ucrânia4

Além de Jitomir e da capital ucraniana, o MNE esteve ainda em Irpin, onde testemunhou os impactos devastadores da guerra. Esta localidade, nos arredores de Kyiv, é conhecida pela sua heróica resistência face às incursões das tropas russas. Em Irpin o Ministro sublinhou que os responsáveis por crimes de guerra devem ser responsabilizados e que Portugal está a colabora com o Tribunal Penal Internacional e com a Procuradoria-Geral ucraniana na investigação destes crimes.

 MNE na Ucrânia8  MNE na Ucrânia2
 MNE na Ucrânia15  MNE na Ucrânia7
  • Partilhe