O Ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, desloca-se ao Peru, esta quinta e sexta-feira, onde irá participar na abertura da Feira Internacional do Livro de Lima. Portugal é o país convidado de honra, sendo o mote da representação portuguesa nacional “O fim de uma viagem é apenas o começo de outra”, homenageando José Saramago, em ano de comemorações do centenário do nascimento do nobel da Literatura.

No âmbito desta deslocação, o MNE será ainda recebido pelo Presidente da República do Peru e terá um encontro de trabalho com o seu homólogo peruano, na sede do Ministério das Relações Exteriores.

Além das reuniões institucionais, esta deslocação terá ainda uma vertente voltada para a economia, estando previstos encontros com empresários portugueses no Peru.

Portugal na Feira do Livro de Lima

A participação de Portugal na Feira Internacional do Livro de Lima integra o Plano de Ação Cultural Externa e resulta do convite dirigido pela Câmara Peruana do Livro.

Esta presença articula-se com outras ações que têm sido desenvolvidas, visando a participação portuguesa em feiras internacionais do livro como alavanca para promoção e para a internacionalização da literatura e dos autores de língua portuguesa, especialmente relevante em países latino-americanos.

O Pavilhão de Portugal, com 160 metros quadrados, está localizado numa zona de destaque do “Parque de los Proceres”, onde a feira decorre, incluindo uma livraria, um auditório, uma área realização de sessões com os autores portugueses convidados e uma área expositiva, na qual estará patente uma exposição alusiva ao centenário do nascimento do nobel José Saramago. Na livraria estarão disponíveis cerca de 1500 exemplares de títulos de autores de língua portuguesa traduzidos para espanhol, bem como mais de uma centena de obras em português.

A sessão de abertura decorre ao final da tarde desta quinta-feira1, contando com a intervenção do MNE português que, de seguida, inaugurará o Pavilhão de Portugal. No segundo dia da Feira, o Ministro João Gomes Cravinho participa ainda no Doutoramento Honoris Causa do escritor António Lobo Antunes, pela Universidade de San Marcos.

  • Partilhe