O Ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, estará em deslocação oficial à Albânia e à Macedónia do Norte na segunda e terça-feira, respetivamente, num momento determinante para a política externa dos dois países.

Numa altura em que se registam importantes avanços no processo de negociação de adesão da Albânia e da Macedónia do Norte à União Europeia (UE), o MNE português pretende, com esta viagem a Tirana e Skopje, reafirmar o compromisso de Portugal com as referidas perspetivas de adesão.

Na segunda-feira, o Ministro João Gomes Cravinho estará em Tirana, onde manterá encontros com a homóloga albanesa, com a Speaker do Parlamento e com o Negociador Principal para a Adesão da Albânia à UE.

Já em Skopje, na terça-feira, o MNE português tem agendados encontros com o Presidente da República da Macedónia do Norte, com o Primeiro-Ministro, com o homólogo macedónio e com o Vice-Primeiro Ministro responsável pelos Assuntos Europeus.

Esta segunda-feira, a reunião do MNE com o seu homólogo albanês e restante comitiva decorre às 09h45. Pelas 10h15 (11h15 em Lisboa) estão previstas declarações dos dois ministros.

Declarações dos dois ministros Link WeTransfer:

https://wetransfer.com/downloads/e865c38ce6541ee58dac2d445daece1220220725104551/b00dd0

Na terça-feira, como referido, o MNE tem agendadas várias reuniões estando previstas declarações conjuntas com o seu homólogo macedónio, na sede do MNE em Skopje, pelas 11h05 (10h05 em Lisboa). Este momento terá transmissão, que poderá ser acompanhada aqui:

https://fb.watch/evmsxmj8lK/

  • Partilhe