O Ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, e o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Francisco André, acompanham o Primeiro-Ministro, António Costa, na deslocação a Moçambique, por ocasião da Cimeira Luso-Moçambicana que decorre esta quinta e sexta-feira em Maputo.

No âmbito desta V Cimeira, que visa o fortalecimento da parceria estratégica entre os dois países, serão assinados vários instrumentos de cooperação, designadamente nas áreas da educação, energia, emprego, formação profissional e da promoção da Língua Portuguesa, bem como da agricultura, justiça, saúde, segurança alimentar e ao nível técnico-policial.

Além dos contactos ao mais alto nível político, das visitas no terreno e dos encontros com empresários e com a comunidade portuguesa, destaque para o Fórum de Negócios e de Investimento de Moçambique – Portugal. Este Fórum, agendado para a manhã de sexta-feira, pretende consolidar a cooperação económica, procurando, em particular, um incremento das relações comerciais, uma aposta na diversificação e um aumento do investimento. O PM discursa na sessão de abertura, no final da qual será assinado um acordo para prestação de garantias até 400 milhões de euros por Portugal ao Banco Africano de Desenvolvimento, no âmbito do "Compacto Lusófono", instrumento que visa acelerar o desenvolvimento do setor privado nos PALOP. A sessão de encerramento ficará a cargo do MNE português.

  • Partilhe