Realizou-se no dia 5 de julho de 2018, em Maputo, a III Cimeira Bilateral entre a República de Moçambique e a República Portuguesa, sob o lema: "Moçambique e Portugal: Construindo uma Parceria Estratégica para o Desenvolvimento Sustentável."

A Cimeira consistiu num encontro entre o Primeiro-Ministro, António Costa, e o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, e na reunião das delegações, da qual resultou a assinatura de dez acordos de cooperação. 

O encontro decorreu num ambiente de grande cordialidade, franqueza e abertura, ocasião que permitiu uma avaliação das relações entre os dois países, bem como uma troca de opiniões sobre os principais temas da agenda internacional.

Os dois Chefes de Governo congratularam-se pela excelência das relações bilaterais e expressaram satisfação pelo dinamismo dos contactos ao mais alto nível entre as autoridades moçambicanas e portuguesas. Referiram que a realização da III Cimeira Bilateral constituiu uma muito valiosa oportunidade para as partes reiterarem o seu compromisso em continuar a dinamizar o diálogo e a concertação político-estratégica entre os dois países, a todos os níveis, bem como a cooperação bilateral, com benefícios recíprocos.

A declaração final conjunta da cimeira anuncia que a próxima cimeira se realizará em 2019, em Portugal, em data a acordar.

647704 pdf 48Declaração final da III Cimeira bilateral entre a República de Moçambique e a República Portuguesa

  • Partilhe