A Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas estará em Paris nos dias 26 e 27 de novembro.

Berta Nunes participará na inauguração do Salon Partir Étudier à L’Étranger (inserido na feira de Educação Salon Européen de l’Education), em que Portugal será, pela primeira vez, o país convidado de honra. Estarão igualmente presentes o Secretário de Estado da Tecnologia, Ciência e Ensino Superior, Sobrinho Teixeira, o Embaixador de Portugal em França, Jorge Torres Pereira, e o Cônsul-Geral de Portugal em Paris, Carlos Oliveira.

A deslocação da Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas à capital francesa inclui ainda uma visita ao Consulado Geral de Portugal em Paris.

 

Programa da visita (hora local):

Dia 26 (sexta-feira)

10h00 - Inauguração do Salon Partir Étudier à l'Étranger, na Paris Expo (Porte de Versailles)

14h30 – Visita ao Consulado Geral de Portugal em Paris

15h30 – Reunião com a Coordenadora de Ensino Português no Estrangeiro em França, Adelaide Cristóvão

17h00 – Reunião com AGRAFr - Associação de Graduados Portugueses em França

19h00 – Jantar-debate “Mulheres de Mérito”, organizado pelo deputado Paulo Pisco

 

Dia 27 (sábado)

10h00 – Receção na Câmara Municipal de Paris pelo Vereador Hermano Sanches Ruivo 

 

Informação adicional:

Portugal estará representado na feira de Educação Salon Européen de l’Education, que decorre até dia 28 de novembro, pelas seguintes entidades: Agência Nacional Erasmus +, Direção Geral de Ensino Superior, Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, os Institutos Politécnicos de Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Portalegre, Porto, Setúbal, Viana do Castelo e Viseu, e as Universidades Católica, de Aveiro, Évora, Minho, Porto e Trás-os-Montes e Alto Douro.

Esta será uma importante ocasião para divulgar as potencialidades do ensino superior português junto dos estudantes franceses e junto da comunidade portuguesa e lusodescendente em França, designadamente, no caso destes últimos, o contingente especial para emigrantes, familiares que com eles residem e lusodescendentes, que reserva 7% das vagas (cerca de 3500) do concurso nacional de acesso ao ensino superior para estes estudantes.

A participação portuguesa resulta da colaboração entre as áreas governativas dos Negócios Estrangeiros e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior com a associação de lusodescendentes em França Cap Magellan.

Informações adicionais sobre a participação portuguesa no Salon Partir Étudier à L’Étranger estão disponíveis aqui.

 

  • Partilhe