Consentimento Necessário

Este conteúdo incorporado de plataforma de terceiros foi desativado por não ter o seu consentimento.

Pode rever o seu consentimento para a categoria "Conteúdo de Terceiros" ou, em alternativa, carregar no endereço https://www.youtube-nocookie.com/embed/ijdb0AVLfAk para visualizar o vídeo diretamente na respetiva plataforma.

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas (SECP), Paulo Cafôfo, realizou, entre os dias 20 e 23 de julho, uma deslocação oficial aos Estados Unidos da América (EUA), a sua primeira visita a portugueses e lusodescendentes naquele país.

O SECP iniciou a sua deslocação em Nova Iorque, na sede das Nações Unidas, com participação na sessão de abertura do Diálogo de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável de África, na qual teve oportunidade de sublinhar que “Portugal manifesta o seu firme compromisso em reafirmar que o desenvolvimento de África continua a ser uma prioridade máxima para o sistema das Nações Unidas.”

2

O cumprimento do roteiro “Portugal No Mundo: Caminhos para Valorização das Comunidades Portuguesas”, levou o SECP ao contacto com as comunidades em três Estados norte-americanos: Nova Iorque, New Jersey (Newark/Elisabeth), Massachussets (Boston e New Bedford), onde residem algumas das maiores comunidades de portugueses e lusodescendentes nos EUA, com o objetivo de reforçar laços, aproximando os portugueses ali residentes ao nosso país e, simultaneamente, contribuir para uma visão atual da nossa diáspora.

Para além dos Consulados-Gerais de Nova Iorque, Newark, New Bedford e Boston, essenciais no serviço público que dão às nossas comunidades, o Secretário de Estado Paulo Cafôfo visitou e manteve contactos com representantes das comunidades e de instituições, desde conselheiros das comunidades portuguesas, políticos eleitos de origem portuguesa, académicos, cientistas, investigadores, empresários e dirigentes associativos.

Em Nova Iorque, foi possível reunir com o Vereador para as Relações Internacionais do Mayor da cidade, Edward Mermelstein, tendo como objetivos o aprofundamento das relações entre os dois países e o estabelecimento de parcerias, nomeadamente o ambiental e de planeamento do território.

1

A celebração da portugalidade, em atividades do desporto à cultura, que se encontra em New Jersey (Newark e Elisabeth), mas também nos restantes estados visitados, consubstancia a importância da Lei de apoio ao Associativismo que ajuda associações e clubes, como o Sport Clube Português de Newark ou o Portuguese Instructive Social Club, de Elizabeth, a manter viva a identidade lusa.

A constatação da excelente integração dos portugueses nestas cidades tem também expressão no número de políticos eleitos de origem portuguesa e no exercício de cargos de relevância, como o do Sheriff do Condado de Essex, Armando Fontoura.

3

A visita ao Discovery Language Academy e ao Center for Portuguese Studies and Culture, da University of Massachusetts, serviu de alavanca para ser lembrada a importância do ensino da língua portuguesa no estrangeiro, aqui com procura crescente desde o ensino básico ao ensino superior. O Português é ensinado em muitas dezenas de escolas, com um investimento que importa reforçar nas duas vertentes: como Língua de Herança e como Língua integrada no currículo das escolas dos EUA. 

4

Em Boston, o MassArt Art Museum, onde figura a instalação “Valkyrie Mumbet”, da Joana Vasconcelos, que presta homenagem a Elizabeth "Mumbet" Freeman, uma escrava afro-americana com um papel determinante na abolição da escravatura em Massachusetts, acolheu o encontro do SECP com académicos, cientistas, investigadores, artistas, consultores e quadros de grandes empresas. Portugueses que se destacam em diferentes áreas, liderando ou integrando projetos que fazem a diferença.

5

A visita aos EUA inscreve-se na convicção da missão de apoiar, cada vez mais e melhor, as comunidades portuguesas, designadamente através dos serviços prestados por via dos postos consulares. Perante demonstrações de uma perfeita integração, coloca-se ainda o desafio de cuidar e promover a identidade portuguesa. Para que coexista com o valor identificado, que os portugueses e luso-descendentes acrescentam nas comunidades em que estão inseridos.

  • Partilhe