O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas (SECP), Paulo Cafôfo, cumpriu, na Venezuela, mais uma etapa do seu Roteiro Portugal no Mundo, Caminhos para a Valorização das Comunidades Portuguesas.

3 4

Esta deslocação oficial, a primeira aos portugueses residentes fora da Europa, decorreu de 12 a 17 de maio, com o objetivo de reforçar laços, aproximando os portugueses residentes no estrangeiro ao nosso país e, simultaneamente, contribuir para uma visão atual da nossa diáspora.

O SECP, para além dos Consulados-Gerais de Portugal em Caracas e Valência, visitou e manteve contactos com diferentes instituições e associações, na perspetiva de aprofundar o conhecimento da comunidade portuguesa na Venezuela, designadamente nas dimensões de participação cívica e social, económica e empresarial, bem como de afirmação de identidade cultural e integração.

Comunidades

A deslocação de seis dias, caracterizada pela abrangência, com contacto com colégios, associações, organizações não-governamentais e da sociedade civil, concretizados na visita a 25 instituições e 32 encontros, teve foco no apoio à comunidade portuguesa, permitindo auscultar e conhecer as realidades nas diferentes áreas, mostrando a capacidade empreendedora, mas também o apoio e a solidariedade que existem, e sublinhando o trabalho colaborativo realizado entre associações lusas locais e o Governo.

7

Desde 2017, o Governo investiu 1,5 milhões de euros em apoios aos mais carenciados, com particular destaque aos idosos, ao associativismo e à Rede Médica Portuguesa de Assistência Social, esta última responsável por mais de 2.000 consultas à comunidade. Foram ainda enviadas e distribuídas mais de 1,8 toneladas de medicamentos.

O apoio social e o associativismo, foram sinalizados como uma prioridade do Governo português no que respeita às comunidades. O valor atribuído a instituições que prestam apoio aos cidadãos portugueses e lusodescendentes, idosos e mais carenciados, ascende este ano a 170 mil euros, tendo sido avançada a ideia de que se pretende ampliar a rede médica e reforçar recursos humanos na área social para acompanhamento direto à comunidade.

5 6

O Consulado-Geral de Portugal em Caracas registou um aumento de 48% dos atos consulares praticados em 2021 comparativamente ao ano anterior. Tendo em conta a situação na Venezuela, todos os atos consulares estão isentos do pagamento de emolumentos, o que representa um apoio à comunidade portuguesa, num valor que ronda os 16 milhões de euros, que tem vindo a ser feito desde 2018.

Consulado

O ensino local da língua portuguesa cresceu 50%, de 2020 para 2021. Registam-se atualmente cerca de 7.500 alunos de português na Venezuela, um número que se estima em crescimento, demonstrando a ligação das novas gerações a Portugal através da língua.

Tendo em conta a dimensão da comunidade portuguesa, no âmbito da visita foi relevada a importância das ligações aéreas, com voos regulares diretos, tendo sido conhecida a informação de que a TAP vai começar a voar para Caracas a partir de 21 de junho, com dois voos semanais.

No final da visita aos portugueses e luso-descendentes nas zonas de Caracas e de Valência, tomando conhecimento dos casos de sucesso da nossa comunidade, mas também dos portugueses na Venezuela que atravessam momentos difíceis e que por isso merecem uma atenção especial por parte do Governo de Portugal, o Secretário de Estado Paulo Cafôfo reiterou o compromisso com o apoio e a valorização das comunidades portuguesas na Venezuela.

A comunidade portuguesa na Venezuela conta com mais de 225 mil cidadãos nacionais, conforme as inscrições consulares registadas.

2

  • Partilhe