No dia 7 de setembro de 2022 será comemorado o bicentenário da independência do Brasil. A convite das autoridades brasileiras, Portugal associa-se às comemorações desta importante efeméride, tendo o Embaixador Francisco Ribeiro Telles sido nomeado, em dezembro último, como Coordenador nacional, na área governativa dos Negócios Estrangeiros, das comemorações a promover pelo nosso país.

Ao longo do corrente ano, realizar-se-ão numerosas iniciativas, em Portugal e no Brasil, com o intuito de recordar o processo histórico que conduziu à independência brasileira, sublinhar o relacionamento forte e mutuamente benéfico que os dois países souberam construir ao longo destes 200 anos e explorar formas inovadoras de fazer perdurar e reforçar esta relação futuramente, em todos os domínios.

Assim, dos dois lados do Atlântico, instituições públicas e privadas promovem eventos de celebração dos 200 anos da independência do Brasil, bem como das outras duas efemérides que se comemoram este ano, concretamente o centenário da travessia aérea do Atlântico Sul pelos aviadores Gago Coutinho e Sacadura Cabral e o centenário do nascimento de escritor José Saramago.

As atualizações sobre a programação poderão ser consultadas nos meios de comunicação, nas redes sociais oficiais e aqui.

 

Comissão Comemoracoes AF 003

  • Partilhe