As Missões Permanentes de Portugal e de Espanha junto da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) submeteram uma candidatura conjunta ao Programa Memória do Mundo. O programa tem por objetivo identificar e preservar documentos e arquivos que devem ser considerados património histórico da humanidade.

A apresentação desta candidatura é uma das principais ações previstas no programa conjunto de ambos os países para as Comemorações do V Centenário da Primeira Viagem de Circum-Navegação, que foi firmado a 1 de abril de 2019.

“Tornando o Mundo Global. A Primeira Viagem de Circum-Navegação de Fernão de Magalhães e Juan Sebastián Elcano (1512-1522)” é o título da iniciativa que junta 15 documentos que descrevem a preparação da viagem, mostram a complementaridade entre portugueses e castelhanos e incluem os primeiros testemunhos sobre as descobertas que resultaram da epopeia, incluindo o diário do cronista oficial que participou na expedição, Antonio Pigafetta.

São proprietários dos documentos o Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Portugal (5); o Arquivo Geral das Índias, em Espanha (8); a Biblioteca da Universidade de Yale, nos EUA (1); e a Biblioteca da Universidade de Leiden, nos Países Baixos (1).

Portugal e Espanha, representados pelo Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal e pelo Ministro de Asuntos Exteriores, Unión Europea y Cooperación de Espanha, foram os proponentes da iniciativa.

Em anexo:lista de documentos da candidatura

  • Partilhe