O Ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, estará presente num dos principais encontros da diplomacia à escala global, ao participar na primeira reunião ministerial do G20, em 2024, sob presidência do Brasil. Portugal é país convidado, integrando plenamente os trabalhos desta importante plataforma internacional de diálogo e coordenação político-económica.

Os chefes da diplomacia das principais potências mundiais reúnem-se no Rio de Janeiro, esta quarta-feira à tarde e quinta-feira de manhã, num momento de grande instabilidade geopolítica, com crises e conflitos que atingem várias regiões do mundo. A situação no Médio Oriente e a guerra da Rússia contra a Ucrânia constituem os pontos principais da agenda desta ministerial.

Além das questões de atualidade internacional, destaque para as prioridades que o Brasil definiu para o seu ano de presidência do G20 - sob o lema “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável” - e nas quais Portugal se revê:

  • inclusão social e combate à fome e à pobreza;
  • transições energéticas e promoção do desenvolvimento sustentável nas suas dimensões económica, social e ambiental; 
  • reforma das instituições de governação global – tema que estará em debate já nesta sessão.

À margem dos trabalhos, o MNE manterá algumas reuniões bilaterais, nomeadamente com o homólogo brasileiro, Mauro Vieira. Os dois ministros vão fazer um ponto de situação sobre o fortalecimento das relações Portugal-Brasil alcançado último ano.

 

  • Partilhe