O Ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, é o orador convidado da edição de 2024 da Conferência Anual de Política Externa de Cabo Verde (CAPE), um encontro semelhante ao seminário diplomático que o MNE realiza em Portugal todos os anos.

Sob o tema central “Mudanças Climáticas e SIDS: Desafios e Perspetivas”, este encontro anual da diplomacia cabo-verdiana constitui um espaço de debate e reflexão, que junta diversas personalidades de diferentes quadrantes.

Nesta 3.ª edição da CAPE serão abordadas diversas questões - desde o imperativo geopolítico de uma agenda para os Oceanos aos desafios dos Estados insulares, passando também pelo debate sobre mecanismos de governança e a mobilização de novos recursos para o desenvolvimento. O MNE português fará a sua intervenção na tarde de quarta-feira.

No âmbito desta deslocação a Cabo Verde, o MNE português reúne-se com o homólogo Rui Figueiredo Soares e terá uma audiência de cortesia com o Primeiro-Ministro, Ulisses Correia e Silva. O chefe da diplomacia portuguesa aproveitará para fazer ponto de situação quanto ao progresso e perspetivas da Parceria Estratégica entre os dois países.

  • Partilhe