O Centro Internacional Rei Abdullah Bin Abdulaziz para o Diálogo Inter-religioso e Intercultural (KAICIID), atualmente com sede em Viena, será transferido para Lisboa.

O Conselho das Partes do KAICIID e o Governo Português acordaram na transferência da sede do Centro de Viena para Lisboa. O Acordo Sede será assinado no próximo dia 29 de outubro, em Lisboa, pelo Secretário Geral do Centro, Faisal Al Muaammar, e pelo Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

Foi designada, a partir de 1 de novembro, a Sra. Elham Alshejni, do Iémen, como Secretária Geral Adjunta interina do Centro, de modo a assegurar o processo de relocalização do Centro, bem como a continuidade do respetivo trabalho.

O trabalho do Centro Internacional Rei Abdullah Bin Abdulaziz para o Diálogo Inter-religioso e Intercultural visa o diálogo inter-religioso e intercultural, tendo como escopo promover o diálogo e a compreensão entre as diferentes religiões e culturas, encorajar o respeito pela diversidade e prosseguir a justiça e a paz entre as nações e os povos, assim como combater o uso indevido da religião como justificação para a violência e a perseguição.

O Centro integra um Conselho das Partes constituído por representantes dos Estados membros fundadores (Arábia Saudita, Áustria, Espanha, bem como Santa Sé como fundador-observador) e um Conselho Diretivo composto por representantes de diversas religiões (incluindo Cristianismo, Budismo, Hinduísmo, Islão, Judaísmo, Jainismo e Sikhismo).

Com a transferência da sede do KAICIID, Portugal passará a contar com nove organizações internacionais e verá reforçado o seu perfil internacional numa área – diálogo intercultural e inter-religioso – que é particularmente importante.

Recorde-se que Portugal é sede do Centro Europeu para a Interdependência e Solidariedade Global – Centro Norte/Sul do Conselho da Europa e que o Dr. Jorge Sampaio foi o primeiro Alto Representante das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações.

Lisboa, 22 de outubro de 2021

  • Partilhe