O Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Francisco André, e o Secretário de Estado para a União Europeia de Espanha, Pascual Navarro, realizaram hoje, em Lisboa, a terceira reunião do mecanismo de acompanhamento dos compromissos assumidos entre os dois países na Cimeira Luso-Espanhola.

A reunião de hoje permitiu fazer um balanço dos trabalhos desenvolvidos e progressos alcançados, desde a última Cimeira, que decorreu em Trujillo (Espanha) a 28 de outubro de 2021, em áreas como a cooperação transfronteiriça, cultura, educação, direitos sociais, infraestruturas e agricultura.

Foi igualmente passada em revista a implementação do Plano de Ação para o desenvolvimento de projetos e iniciativas no quadro dos respetivos Planos de Recuperação e Resiliência nos domínios da mobilidade sustentável, da ciência, da transição climática e energias renováveis, sublinhando-se a sua importância para a agenda conjunta dos dois países.

Os Secretários de Estado tiveram ainda oportunidade de abordar questões da atualidade europeia e de falar sobre as perspetivas e prioridades de Espanha para a Presidência do Conselho da União Europeia, responsabilidade que assumirá no segundo semestre de 2023.

Ambas as delegações comprometeram-se a prosseguir esforços bilaterais a todos os níveis, visando apresentar resultados concretos e tangíveis na próxima Cimeira Luso-Espanhola, que se irá realizar em Portugal, no último trimestre deste ano.

No encontro, que decorreu em formato híbrido, participaram, de forma presencial, representantes espanhóis do Ministério dos Negócios Estrangeiros, e da Embaixada de Espanha em Lisboa. Do lado português, participaram representantes do Gabinete do Primeiro-Ministro, do Ministério dos Negócios Estrangeiros, e o Embaixador de Portugal em Madrid. De forma remota, participaram representantes de outras áreas governativas.

Lisboa, 08 de julho de 2022

  • Partilhe