Assinala-se no dia 4 de agosto de 2022 o trigésimo aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre a República Portuguesa e a República do Azerbaijão. No decorrer destas três décadas, Portugal e o Azerbaijão promoveram, conjuntamente, o avanço das relações bilaterais e assistiram ao seu constante avanço.

Os nossos países beneficiam hoje de uma longa amizade com interesses partilhados. Saudamos o bom desenvolvimento das nossas relações, que evidenciam a força dos nossos laços e a melhor compreensão mútua dos nossos países.

Os passos adotados para o aumento das relações nas esferas económica, cultural e humanitária, bem como para o fortalecimento da base legal da nossa relação abrem novas perspetivas para o aprofundamento dos laços bilaterais. No entanto, a cooperação e a amizade entre Portugal e o Azerbaijão não se limitam ao plano bilateral. Os nossos dois países têm uma longa história de mútuo apoio em organizações internacionais, sobretudo no domínio das Nações Unidas. A cooperação no quadro da UE também se encontra em aprofundamento, nos domínios bilateral e multilateral.

Desejamos aproveitar a oportunidade deste aniversário para expressar as nossas intenções de incrementar as relações, quer a nível bilateral, quer no âmbito de formatos multilaterais. A ocasião deste importante marco representa não apenas uma razão para celebrar, mas um momento valioso para demonstrar o nosso compromisso mútuo quanto ao alargamento e aprofundamento da nossa agenda bilateral, nos domínios político, económico e cultural.

Expressamos desejos mútuos de paz, bem-estar e prosperidade para as duas nações e povos.

  • Partilhe