Realizou-se no dia 17 de novembro, em Lisboa, a 48.ª reunião da Comissão Bilateral Permanente (CBP) entre Portugal e os Estados Unidos da América (EUA).

A CBP foi presidida conjuntamente pelo Diretor-Geral de Política Externa, Embaixador Rui Vinhas, e pelo Principal Deputy Assistant Secretary, Bureau of European and Eurasian Affairs, Dereck J. Hogan, e integrou o Embaixador de Portugal nos EUA, Francisco Duarte Lopes, a Embaixadora dos EUA em Portugal, Randi Charno Levine, o Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, o Diretor-Geral da Política de Defesa Nacional, Paulo Lourenço, o Presidente da AICEP, a Coordenadora do Atlantic Centre, e representantes do Ministério do Ambiente e Ação Climática e da Administração do Porto de Sines.

Ficaram patentes a intensidade de contactos a todos os níveis, a abrangência temática e a excelência do atual momento no relacionamento bilateral. Nesta sessão da CBP prosseguiu-se o caminho de reforço e expansão das áreas de cooperação bilateral, designadamente a cooperação atlântica, a energia e a sua ligação ao combate das alterações climáticas, o comércio/investimento e a diplomacia cultural.

As partes sinalizaram a grande importância do laço transatlântico e da atual convergência de agenda e objetivos entre os dois lados do Atlântico, incluindo em matéria de segurança e defesa ancorado na NATO. Foi reiterado o compromisso de ambas as partes no apoio continuado à Ucrânia no contexto da invasão russa. Foram ainda abordados temas da agenda internacional, com uma troca de impressões sobre a situação na América Latina, África, Indo-Pacífico, bem como as diferentes dimensões da guerra na Ucrânia.

A CBP discutiu o desenvolvimento da cooperação bilateral nos Açores, reiterando a importância da Base das Lajes no contexto das relações entre os dois países. Portugal e os Estados Unidos registaram a existência de progressos nas questões de natureza ambiental relacionadas com a atividade da Base. A CBP reconheceu ainda o potencial da cooperação com os Açores noutros domínios.

A CBP adotou uma Declaração Conjunta que reflete o diálogo positivo que marcou a 48.ª CBP e que está disponível aqui.

  • Partilhe